No Paraná, estudantes ocupam escolas desde o dia 3 de outubro (Foto: Giuliano Gomes/Agência PR Press)
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) pediu a reintegração de posse de todas as escolas de Curitiba na terça-feira (1º).
De acordo com a assessoria de imprensa da PGE, o pedido é para que o efeito da liminar que autorizou a reintegração de posse de 25 escolas da capital seja estendido a outros colégios ocupados por estudantes.
Ainda conforme a PGE, o documento lista 44 colégios e ainda não tinha sido analisado pela Justiça até a manhã desta quinta-feira (3). De acordo com o governo estadual, até esta manhã 21 dos 25 pedidos iniciais de reintegração de posse tinham sido cumpridos.
Ocupações completam um mês
Nesta quinta, as ocupações de estudantes em colégios estaduais do Paraná completam um mês.
Os alunos protestam contra a Medida Provisória que promove mudanças no Ensino Médio e contra a Proposta de Emenda Constitucional que limita os gastos públicos.
Conforme a Secretaria Estadual da Educação, até a manhã desta quinta-feira, estudantes ainda ocupavam 141 escolas em todo o Paraná; ainda até esta manhã, 690 colégios tinham sido desocupados.
Já o movimento estudantil não soube precisar o número atual de escolas ocupadas porque há desocupações previstas para esta quinta-feira. No último levantamento divulgado pelo Ocupa Paraná, 313 escolas estavam ocupadas no Paraná.
Enem adiado
Por conta das ocupações, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 191.494 dos 8,7 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão fazer a avaliação nos dias 5 e 6 de novembro.
No Paraná, 41.168 alunos são atingidos pela decisão.
Fonte: G1