Internacional

Estado islâmico explode Arco do Triunfo considerado patrimônio mundial

Os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) explodiram o Arco do Triunfo de 2 mil anos de idade, na antiga cidade de Palmira, no leste da Síria, afirmou neste domingo (23) à Reuters o diretor de Antiguidades e Museus da Síria.

A destruição ocorreu depois de outros 2 monumentos históricos no local, que é remanescente da era romana, terem sido derrubados recentemente pelo grupo.

Palmira, um oásis no meio do deserto, abriga as monumentais ruínas de uma grande cidade que foi um dos maiores centros culturais do mundo antigo. A cidade é considerada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco.

"É como se houvesse uma maldição sobre esta cidade. Se permanecer em suas mãos, a cidade está condenada", disse Maamoun Abdulkarim, diretor de antiguidades do país.

Cidade histórica
A queda da cidade histórica de de 2.000 anos nas mãos do EI provoca um grande temor por suas famosas ruínas, que são consideradas patrimônio da humanidade pela Unesco.

No Iraque, o grupo destruiu várias estátuas e peças de grande valor nas cidades antigas.

Antes da crise iniciada em 2011, as ruínas de Palmira, o mais belo sítio arqueológico da Síria, recebiam 150.000 turistas por ano.

A prisão de Palmira é tristemente famosa pelo massacre de centenas de detentos na década de 1980 e para muitos sírios é o símbolo do terror do regime de Hafez al-Assad, pai do atual presidente, Bashar.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que