Foto: Ahmad Jarrah / Circuito MT
A contratação de uma nova empresa para gerenciamento e supervisão de obras da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) deve gerar uma economia de R$ 180 milhões aos cofres do Estado.
Segundo a publicação no Diário Oficial do Estado, que circulou neste final de semana, a contratação em regime de urgência (dispensa de licitação) da empresa goiana RTA Engenheiros Consultores LTDA, a Sinfra irá pagar R$ 12.601.225,76.
Quando ainda se chamava Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), os gastos previstos giravam em torno de R$ 193 milhões, entre os contratos vigentes e aqueles que estavam prontos para serem assinados. “Fizemos estudos técnicos que demonstraram que os gastos eram excessivos e os serviços de gerenciamento e de supervisões ficavam aquém do esperado. A partir de agora, acreditamos que conseguiremos prestar serviços com mais eficiência e a um custo menor”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte.
No modelo anterior, por exemplo, o Consórcio Integração MT foi contratado pelo Estado por R$ 35.598.074,66. A gerenciadora ficava responsável também pelo monitoramento e controle dos serviços prestados pelas empresas supervisoras de obras espalhadas pelo Estado. Contudo, após uma série de irregularidades detectadas, a Controladoria Geral do Estado (CGE) determinou que o contrato fosse rescindido.
Por determinação do secretário, foi aberto um processo administrativo que resultou na rescisão unilateral do contrato. De acordo com o relatório da CGE, a gerenciadora cobrava valor acima do que era praticado no mercado e tinha número insuficiente de profissionais, o que, consequentemente, não permitia que os serviços fossem executados com qualidade.
Pelo novo modelo de gestão, gerenciadora contratada irá ampliar o seu escopo de trabalho, passando a ser responsável também pelo controle tecnológico das obras, que garantirá a qualidade dos serviços executados. Ela também vai dar apoio às equipes de fiscalização de obras da Sinfra, que serão divididas por regiões do estado.
A contratada também deverá fazer um levantamento da malha rodoviária do Estado, produzir relatórios e realizar ensaios técnicos, além de apoiar a fiscalização das obras e colaborar com o trabalho de reativação do antigo laboratório em parceria com instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Com assessoria