Parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Governo do Estado, a ser selada nos próximos dias, deverá concretizar ações estratégicas na área de infraestrutura. A prefeita Lucimar Campos e o secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, discutiram o alinhamento de projetos, em fase de finalização, para execução de obras como a duplicação de aproximadamente 4 quilômetros da Avenida Filinto Muller, além de ações em conjunto para melhorias na Avenida da Feb.
A prefeita Lucimar ressaltou a urgência das obras na cidade, pontuando a necessidade de “celeridade na execução dos projetos”. O secretário Chiletto destacou a intenção do governador Pedro Taques de apoiar Várzea Grande, por meio de ações previstas em pastas como a de Cidades. A readequação viária e a pavimentação fazem parte de um mapa estudado pelo Estado para contemplar o município.
A prefeita lembrou ser a Avenida Filinto Muller uma via de grande fluxo de tráfego diário e de acesso a dezenas de bairros. A duplicação dessa avenida passa por estudos da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, sob Luiz Celso de Moraes Oliveira. O projeto de viabilidade dessa obra passará por análise de equipes técnicas do Governo e do município, nos próximos dias. O desenho da duplicação da Avenida Filinto Muller prevê trecho (4,1 quilômetros) até a entrada do bairro São Matheus. O início das obras está previsto para marco de 2016, após a tramitação de toda a documentação (aprovação do projeto, licitação, ordem de serviço).
A prefeita Lucimar também aproveitou a visita do secretário Chiletto para solicitar apoio do governo estadual para promover o recapeamento das ruas e avenidas utilizadas como linhas de ônibus nas áreas periféricas da cidade. Explicou que, por mais que a Prefeitura tenha feito trabalho da operação tapa buraco e recapeamento, os recursos disponíveis não permitem que isto aconteça em 100% da cidade. “A malha viária utilizada pelos coletivos precisa de manutenção constante. Com a proximidade das chuvas, o trabalho tem que ser feito de forma mais célere”.
O secretário de Estado reforçou ainda a disponibilidade de recursos para que Várzea Grande promova reparos ao longo da Avenida da Feb, por onde passam os trilhos do VLT. “Essas obras em Várzea Grande serão feitas por determinação do governador Pedro Taques. São obras que, com certeza, trarão melhorias não só para a cidade, mas também para todo o Estado”, concluiu. A parceria entre o Estado e o município, para lançamento das obras, será oficializada em reunião entre o governador Pedro Taques e a Prefeita Lucimar.
Com assessoria