Cidades

Estações de ônibus são alvos de ladrões e segurança deve ser reforçada

Inaugurada no dia 17 de dezembro do ano passado, a Estação Bispo Dom José, que fica na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), no Centro de Cuiabá, foi alvo de criminosos na noite desta última terça-feira (07). Em uma semana, está é a segunda ação criminosa registrada em terminais de ônibus. No primeiro dia do ano (1º de janeiro), dois ladrões invadiram a Estação Alencastro, na Avenida Getúlio Vargas. Após arrombar a porta do local, pular as catracas, eles arrancaram os televisores.

Os aparelhos levados são utilizados para informar os usuários sobre os itinerários e horários de chegada dos coletivos. Conforme a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), situações de depredação do patrimônio são recorrentes e resultam em gastos aos cofres públicos e prejuízo aos cidadãos. Diante da situação, a Semob informou que busca soluções para reforçar a segurança nestes pontos.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão municipal, ainda na terça-feira, foi realizada uma reunião com representantes da Secretaria de Ordem Pública e da Polícia Militar (PM) para tratar do assunto. Além disso, assim que repostos, os aparelhos deverão ser presos às grades de metal, para evitar novos furtos. O titular da pasta, Antenor Figueiredo, lembra que, no primeiro caso, os suspeitos foram identificados e presos no dia seguinte às denúncias. Com o novo caso, um boletim de ocorrência foi registrado e a ocorrência será investigada pela Polícia Civil (PC).

Figueiredo destacou também que situações de depredação do patrimônio são recorrentes e que resultam em gastos aos cofres públicos e prejuízo aos cidadãos. “As estruturas foram desenvolvidas para oferecer o máximo de conforto aos usuários, por isso contamos com a parceria de todos para que elas continuem servindo à comunidade”. A orientação aos cidadãos é para que denunciem as ações criminosas à polícia, por meio do 190.

Para mais informações sobre como proceder nestes casos, também é possível entrar em contato com a Pasta por mensagens enviadas ao número (65) 99235-6950. “Podemos citar ainda os terminais e diversos pontos de ônibus. Cada vez que algo do tipo acontece, precisamos mobilizar o setor de Engenharia, que poderia estar sendo aproveitado em outras intervenções. Esses locais são feitos para uso de todos, mas infelizmente, uns pagam pelos outros”, frisou.

A Estação Bispo foi entregue no dia 17 de dezembro e foi criada a partir de containers. O ponto é climatizado e conta com energia solar, espaço para carregar celulares e wi-fi. Além disso, há mais acentos para acomodar os usuários e televisão com estimativa de chegada de ônibus. A edificação é dividida em dois módulos climatizados de 90m², com metragem total de 335,95 m², por onde circularão mais de 12 mil passageiros por dia. Os módulos A e B atenderão 32 linhas de ônibus com destino às regiões do CPA e do Coxipó, respectivamente. Semelhante à Bispo, a Estação Alencastro foi entregue há um ano.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.