Cidades

Estabilidade no endividamento e inadimplência do cuiabano é positiva para comércio

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), do mês de outubro, apresentou estabilidade sobre o mês anterior, atingindo 74,3% das famílias em Cuiabá. Os dados obtidos pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), revelam, ainda, que o índice está maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando atingiu 72,9%.

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, tal situação é considerada positiva para o setor comercial. “O índice apresentado no mês de outubro, se comparado ao mês anterior, segue tendência de estabilidade no nível de endividados e de queda na inadimplência nos últimos 13 meses, o que pode ser considerado um bom indicador para o aumento no volume de consumo das famílias para as festividades de fim de ano”.

As melhores condições da economia, segundo análise do Instituto, refletem na diminuição da inadimplência, onde o número de endividados com contas em atraso saiu de 66.184 em outubro de 2021 para 60.096 pessoas em outubro de 2022, demostrando que 9,20% das famílias cuiabanas com dívidas conseguiram quitar suas contas nesse período.

Os que ganham mais de 10 salários-mínimos ainda são os mais endividados e os que ganham menos de 10 s.m. estão encontrando mais dificuldades para pagar as contas. Os principais tipos de dívidas para ambas as faixas de renda seguem sendo o cartão de crédito (76,4%) e os carnês (38,5%).

O número de endividados por financiamento de casa em outubro desse ano reduziu em 13 meses, saindo de 5,3% em outubro passado para 3,8% em outubro de 2022, registrando redução de 1,5 ponto percentual. O menor comprometimento com dívidas, segundo Wenceslau Júnior, possibilita uma melhor condição de consumo.

“Em 2022, além das festividades do segundo semestre do ano, aliado as expectativas de consumo das famílias, está a Black Friday e a Copa do Mundo, o que pode gerar uma decisão de consumo focada nesse período”, finalizou o presidente da Fecomércio-MT.

Redação

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