Opinião

ESTÁ INFELIZ? BUSQUE SIGNIFICADO!

Neste final de semana durante uma aula de pós-graduação, falando sobre modelos mentais, fui procurada por cinco pessoas de idades diferentes, entre 28 e 43 anos com a MESMA dor, visivelmente esgotadas e sentindo-se vazias.

De acordo com Richard Barret, “a maioria das pessoas não faz ideia de onde vêm seus motivadores, em que estágio de desenvolvimento psicológico estão, que estágios já ultrapassaram ou quais estágios terão que aperfeiçoar para encontrar satisfação em suas vidas”. Barrett afirma que “felicidade, significado e realização NÃO são sinônimos. O que nos faz feliz é a satisfação das necessidades do nosso ego, e o que dá significado e traz realização para nossas vidas é a satisfação das necessidades da nossa alma. (…) Em algum ponto de nossas vidas e sob certas circunstâncias, significado pode se tornar tão importante para nossa sobrevivência psicológica como oxigênio e água são para nossa sobrevivência física. Encontrar significado também pode agir como fonte de resiliência”.Pessoas em idades diferentes mas com a mesma necessidade, SIGNIFICADO.

Como acrescentar significado à vida? Mais uma vez voltamos aos valores: investigue SEUS valores, nosso maior desafio acontece porque desconhecemos o que REALMENTE é importante para nós e por essa razão violentamos os valores uns dos outros o tempo todo e não sabemos, apenas dói. Um dos valores que a maioria possui é a estabilidade econômica, mas esse é apenas UM dos valores e pode não ser o mais importante. Algum tempo atrás foi realizada uma pesquisa para descobrir qual o maior motivador no trabalho, e salário não estava no topo da lista e sim reconhecimento… E o reconhecimento só acontece por mérito, quando faço muito bem feito o que faço, e para que isso aconteça eu preciso fazer algo que tenha significado pra mim, algo que venha ao encontro dos MEUS valores, o meu “rastro” não tem a ver com “o que” eu faço e sim com “como” eu faço o que faço. A pessoa que sou quer adicionar significado à sua vida imediatamente? Decida fazer o SEU melhor HOJE, independente do que faça, como disse a jovem Yáskara Vandoni algum tempo atrás: “Não sei o que vim fazer aqui, mas vou fazer bem feito mesmo assim”.

Iracema Borges

About Author

Iracema Irigaray N. Borges, mãe de três anjos, ama comer tudo com banana, coach pelo ICI-SP, senha em dar cursos na África, Índia, EUA, onde o destino a levar e semanalmente escreve a coluna Coaching no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do