O partido de esquerda, Syriza, foi o vencedor das eleições gregas realizadas neste domingo (20), indicam as pesquisas de boca de urna da Grécia. Com isso, Alexis Tsipras deve ser empossado novamente como primeiro-ministro do país.
O líder do partido conservador Nova Democracia, Vangelis Meimarakis, parabenizou o líder do Syriza, Alexis Tsipras, pela vitória, informa a mídia grega. Apesar de não ter o resultado final, o Syriza está com cerca de 5% de vantagem na apuração.
Apesar da conquista, a sigla deve ter dificuldades em ter maioria no Parlamento e formar um governo, já que a margem de votos sobre os adversários foi muito pequena. Segundo as primeiras informações divulgadas pela emissora pública "ERT", o Syriza tem entre 30% e 34% dos votos contra 28,5% a 32,5% do partido conservador Nova Democracia, em um pleito que contou com baixa participação popular. Porém, um dos dados que mais chamaram a atenção foi o crescimento do partido neonazista Liga Popular, que conquistou entre 6,5% a 8% dos votos dos gregos.
As novas eleições foram convocadas após Tsipras renunciar ao cargo, como forma de pedir aos cidadãos do país se o governo estava "no caminho certo". A renúncia ocorreu poucos dias após o governo de Atenas assinar um novo pacote de ajuda financeira com os credores europeus, no valor de 85 bilhões de euros. Em entrevista durante a campanha eleitoral, o líder do Syriza destacou que se sua legenda ganhasse, ela faria um governo de quatro anos e que este seria "estável".
Fonte: iG