Plantão Policial

Esquema de quadrilha é desarticulado e evita o furto de novos veículos

Um esquema de furto de veículos, envolvendo pelo menos três pessoas, foi desarticulado pela Polícia Judiciária Civil, em Sapezal (480 km a Noroeste), evitando várias ocorrências no município. Para prática do furto, as chaves reservas dos veículos eram furtadas em um lava-jato e repassadas para Phellipe Martim da Silva, acusado de comandar o esquema.

O suspeito foi preso em flagrante após se acidentar com uma caminhonete furtada. Ele e a namorada, suspeita de dar apoio na ação criminosa foram autuados em flagrante por associação criminosa e furto qualificado pelo abuso de confiança.

As investigações que levaram a desarticulação do esquema iniciaram na terça-feira (08), quando a Polícia Civil foi acionada para atender uma ocorrência de acidente de trânsito, na BR 364, no perímetro urbano do município. Em checagem da caminhonete Mitsubish L200 Triton, envolvida no acidente, foi verificado que o veículo havia acabado de ser furtado de uma residência em Sapezal.

O motorista da caminhonete fugiu do local, logo após o acidente, mas os documentos da vítima foram encontrados no veículo, o que auxiliou as investigações. Durante as diligências, policiais civis e militares receberam a informação de que uma pessoa acidentada havia dado entrada no Hospital Municipal de Campos de Júlio.

Investigadores se deslocaram até o Hospital, a 60 quilômetros de Sapezal. No local, encontraram o autor do furto da caminhonete, que após receber alta médica foi conduzido a Delegacia de Sapezal. Em interrogatório, o acusado confessou o crime e disse que pagava uma certa quantia em dinheiro para um funcionário de um conceituado lava-jato da cidade, para que ele furtasse a chave reserva dos veículos.

Segundo informações ainda não confirmadas, mais de 50 cópias de chaves foram furtadas de dentro do manual de instruções dos veículos, o que dificultava a percepção dos proprietários. Segundo o delegado, André Luís Barbosa, a descoberta do esquema evitou a ocorrência de diversos furtos na cidade. “Foram identificados pelo menos 15 veículos que já estavam na mira da quadrilha”, disse o delegado.

Até o momento três pessoas foram conduzidas a Delegacia para prestar esclarecimentos. Phellipe e a namorada foram autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado. O dono do lava-jato foi intimado para prestar esclarecimentos e fornecer informações sobre o fluxo de funcionários da empresa.

Participaram das diligências e investigações os policiais civis, Pedro Paulo Xavier, Willias Santos Pereira e Messias Telmo, coordenados pelo delegado André Luís Barbosa.

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em