Circuito Gastronomia

Especialistas dão dicas para não sair da dieta na hora da ceia de Natal

"O ideal é investir em alimentos que ajudam o organismo a eliminar o excesso de toxinas e restringir os que dificultam esse processo, tais como os industrializados, bebidas alcoólicas, carne vermelha e alimentos que contenham glúten e lactose", diz o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo.

É importante também se alimentar bem durante todo o dia. "Aquela ideia de passar o dia sem comer para 'economizar calorias' é péssima. Na hora da ceia, a pessoa estará com muita fome e acabará comendo mais que o normal. Tem que fazer todas as refeições, inclusive os lanchinhos intermediários", aconselha Marina Capella, da Clínica Dicorp.

Durante o jantar natalino, evite beliscar. A melhor opção é começar pelas saladas e evitar frituras. Há muitas opções de pratos tradicionais em versão light, como, por exemplo, a rabanada. "Se não for possível resistir aos doces, escolha apenas um e se sirva de uma pequena porção. Uma sugestão é substituí-los pelas frutas secas e alternar sempre as bebidas alcoólicas com um copo d'água", indica a especialista.

A farofa pode ser uma boa opção, desde que não contenha gorduras como linguiça e bacon. "Dá para fazer uma farofa mais leve utilizando vegetais como cenoura, cebola, tomate, brócolis, adicionar castanhas e misturar farinhas mais saudáveis, como a linhaça e a de quinoa. Também vale temperar com pimenta e especiarias", ensina a nutricionista Patrícia Davidson Haiat.

 Carnes magras como peru e chester são as mais aconselháveis, mas cuidado com os molhos, que podem ser os piores vilões. "Eles carregam a maior parte de gordura dos pratos. O ideal é temperar a salada com molho de iogurte ou com ervas frescas e azeite de oliva. A substituição por molhos mais saudáveis faz muita diferença sem interferir na aparência dos pratos e garantindo um bom sabor", garante Mila Moraes, da clínica Go Health Club.

"Na hora de se servir, comece pelos alimentos mais saudáveis. Isso já vai dando certa saciedade e não sobra muito espaço para as comidas gordurosas", diz Marcela Frias, da Clínica Dicorp. Para não atrapalhar o metabolismo, deve-se evitar virar noites no fim do ano. "Durante o sono, produzimos o hormônio leptina, que regula o apetite, e com essa produção diminuída você acaba comendo mais".

Sobretudo, o autocontrole é fundamental. "Quem está em um processo de reeducação alimentar ou emagrecimento não deve usar as festas como desculpa para exagerar. Natal e réveillon tem todo ano, não devemos agir como se fossem os últimos", diz Marina Capella.

Ego

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Circuito Gastronomia

Feira gastronômica no Fórum Mundial

A economia solidária é uma nova alternativa de geração de trabalho e renda que promove a inclusão social. Abrange diversas
Circuito Gastronomia

Prepare um assado de vitela com batatinhas coradas e tomilho

 ASSADO DE VITELA COM BATATINHAS CORADAS E TOMILHO INGREDIENTES Para a vitela – 1 peça de vitela já amarrada e