Agronegócio DESTAQUE 2

Especialista ressalta agroindustrialização e defende transição como solução econômica para o país

O entrevistado do Conexão Indústria desta semana é o professor da Academia do Agronegócio na Fundação Dom Cabral, Paulo Vicente. O estudioso esteve em Cuiabá durante a Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável em agosto e apontou no 37º episódio do podcast que a transição como solução econômica para o Brasil.

Paulo Vicente argumenta que, embora o agronegócio seja um dos pilares econômicos do país, é na agroindústria que reside o potencial para gerar mais empregos qualificados e promover a diversificação da cadeia produtiva. A transformação de matérias-primas em produtos de maior valor agregado permite a criação de postos de trabalho de maior qualidade e a integração de tecnologias avançadas e a profissionalização dos trabalhadores, resultando em ganhos de produtividade.

Segundo Paulo Vicente, a agroindústria também possibilita a expansão das atividades econômicas em escala, permitindo que o Brasil não seja apenas um grande exportador de commodities agrícolas, mas se torne um competidor global em mercados de alimentos processados e outros produtos industriais derivados da produção agrícola. Essa transição permitiria ao país diversificar sua base de exportação, agregar valor aos seus produtos e aumentar significativamente suas receitas.

A agroindústria é um passo essencial para o desenvolvimento econômico sustentável, uma vez que estimula a inovação, reduz a dependência de flutuações nos preços de commodities e promove a estabilidade econômica de longo prazo. Para Paulo Vicente, essa transição é não apenas uma oportunidade, mas uma necessidade estratégica para o futuro econômico do Brasil.

O Conexão Indústria está disponível nas principais plataformas de streaming e oferece uma visão ampla sobre o universo industrial, com foco em práticas sustentáveis e inovação tecnológica.

João Freitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.