Mix diário

Espanha goleia a Geórgia, mantém 100% de aproveitamento e praticamente garante vaga na Copa

A Espanha goleou a Geórgia por 4 a 0 neste sábado, em Tbilisi, e manteve a liderança no Grupo E das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2026 com 100% de aproveitamento, 19 gols marcados e nenhum sofrido em cinco jogos. Apesar da campanha impecável, os campeões de 2010 ainda não garantiram matematicamente a vaga no próximo Mundial.

Ainda que altamente improvável, o time do técnico Luis de la Fuente pode ser ultrapassado pela Turquia, que venceu a Bulgária, lanterna do grupo, por 2 a 0 e chegou aos 12 pontos. Espanhóis e turcos se enfrentam na terça-feira, no estádio La Cartuja, em Sevilha. Além da vitória, a Turquia precisa tirar uma desvantagem de 14 gols no saldo (19 a 5) para ficar com a vaga direta. Seria uma hecatombe para a Espanha, de acordo com a imprensa do país.

Mesmo como visitante e com vários desfalques, a Espanha impôs seu estilo de jogo desde o início, com muito mais posse de bola (a equipe chegou a ter cerca de 90% nos primeiros 10 minutos). A Georgia montou duas linhas, a primeira com quatro homens e a segunda de cinco, e deixando Zivzivadze um pouco mais a frente para tentar se defender, mas a estratégia logo ruiu.

Aos 7 minutos, Ferran recebeu em profundidade pela direita e cruzou para o centro da área. Gocholeishvili tentou cortar com um carrinho, mas levantou demais a mão, que acabou tocando na bola. Após revisão do VAR, o pênalti foi marcado. Oyarzabal deslocou Mamardashvili, goleiro do Liverpool, que pulou para o lado direito, e fez 1 a 0.

Os espanhóis mantiveram o controle e com o tempo passaram a envolver o time da Geórgia. O segundo gol saiu aos 22 minutos, após excelente assistência de Fabian Ruiz, que achou Zubimendi livre entre dois zagueiros rivais. O atacante tocou na saída de Mamardashvili.

Após um início em que mal tocou na bola, a Geórgia tentou se aventurar no ataque, mas não conseguia ameaçar o gol de Unaí Simon. A Espanha se aproveitou dos espaços deixados e ampliou aos 34 minutos. Oyarzabal avançou à linha de fundo pela esquerda e cruzou para o centro. Ferran Torres só teve o trabalho de tocar para o gol vazio.

No segundo tempo, Kvaratskhelia, do Paris Saint-Germain e estrela da Geórgia, conseguiu algumas jogadas de efeito para celebração da torcida local, mas a Espanha continuou dominando o jogo, apesar de diminuir a intensidade. Oyarzabal marcou seu segundo gol e o quarto da Espanha ao completar de cabeça, entre os zagueiros, cruzamento de Ferran Torres aos 18 minutos.

Nos momentos finais da partida, com o resultado já consolidado, as duas equipes pareciam trocar passes burocraticamente, mas boas chances surgiram. Aos 42, a Geórgia quase chegou ao gol, que seria contra de Llorente, mas a bola tocou na trave. Na sequência, Borja Iglesias desperdiçou uma ótima chance ao chutar por cima, de dentro da área.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve