Cidades

Escovar os dentes com cúrcuma não tem base científica

O uso de receitas caseiras para escovar os dentes em substituição aos cremes dentais tradicionais pode colocar em risco a saúde da população, alerta o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp). O assunto veio à tona nesta segunda-feira (20) quando a apresentadora Bela Gil fez um post sobre o uso da cúrcuma para escovar os dentes em sua página do Facebook.

A publicação – que até a tarde desta segunda já tinha sido compartilhada mais de 4,3 mil vezes e recebido mais de 3,2 mil comentários – fala sobre as propriedades da cúrcuma. “Cúrcuma para escovar os dentes! Melhor do que qualquer pasta de dente por aí (na minha opinião)!!! Anti-séptica, antibiótica, anti-inflamatória, 100% natural e sem efeito colateral (a não ser as manchas amarelas na escova e na toalha de rosto)”, escreveu Bela.

Cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é uma planta usada em temperos que tem uma forte coloração amarela. Trata-se de um dos ingredientes do curry.
De acordo com o dentista Marco Antonio Manfredini, secretário-geral do Crosp, não há evidência científica de que o uso de cúrcuma seja eficaz para evitar cáries e doenças na gengiva. Outras receitas caseiras que circulam na internet, que incluem ingredientes como bicarbonato de sódio e juá, por exemplo, também não têm respaldo científico, segundo Manfredini.

“Sempre alertamos que essas formulações que são feitas com produtos que não têm evidências necessárias podem colocar em risco a saúde da população”, diz o especialista.

Ele observa que os cremes dentais produzidos no Brasil contêm flúor, composto importante para a prevenção da cárie e das doenças da gengiva. Para Manfredini, além de deixar as pessoas mais vulneráveis a esses problemas, as receitas caseiras podem trazer outros prejuízos.

“O bicarbonato de sódio, por exemplo, é um agente abrasivo. É colocado dentro do creme dental em quantidade tal que não prejudica o esmalte do dente. A pessoa que aplica o bicarbonato diretamente, se fizer muita força, pode causar um desgaste no esmalte e uma retração na gengiva.”

Diante da repercussão do assunto, Bela Gil se manifestou sobre o assunto em um novo post no Facebook: "Nunca quis ofender vocês mostrando uma alternativa à pasta de dente para pessoas que não querem consumir mais toxinas do dia a dia", escreveu. "Adoraria se pudessem pesquisar e ler artigos científicos sobre os beneficios da cúrcuma na saúde bucal e sobre os efeitos maléficos da ingestão de flúor pela água e pasta de dente."

A apresentadora e nutricionista também ressaltou que esta é uma opinião dela, que não é dentista, e que só quem quiser deve experimentar. O G1 procurou a assessoria de imprensa de Bela Gil por e-mail, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.