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Escolas municipais de Cuiabá terão câmeras de reconhecimento facial; medida visa aumentar segurança

A partir desta semana, escolas e creches da rede municipal de Cuiabá começam a receber câmeras de reconhecimento facial como parte do projeto “Aluno Presente”, lançado pela Prefeitura. A iniciativa prevê a instalação dos equipamentos em 172 unidades de ensino, tanto na zona urbana quanto na rural, até o dia 15 de novembro. O objetivo é reforçar a segurança das crianças e oferecer dados em tempo real para acompanhamento da rotina escolar.

As câmeras inteligentes serão posicionadas nas entradas e saídas das escolas, com capacidade de autenticar até 40 rostos por segundo. Todo o processo está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que apenas metadados sejam utilizados. Além de monitorar o fluxo de alunos, o sistema permitirá maior controle da frequência escolar e será integrado a um aplicativo para que pais e responsáveis recebam notificações sobre a entrada e saída dos filhos.

O prefeito Abilio Brunini destacou que o projeto cumpre uma promessa de campanha e visa dar mais tranquilidade às famílias. “Essas câmeras vão garantir mais segurança às unidades de ensino. Além disso, os pais poderão acompanhar de perto a rotina dos estudantes. Tenho certeza de que o Aluno Presente será um programa exitoso”, afirmou durante a instalação dos primeiros equipamentos na Escola Municipal Ministro Marcos Freire, no bairro Jardim dos Ipês.

Segundo a primeira-dama Samantha Iris, o projeto também terá impacto direto na gestão da educação pública. Ela explicou que os dados coletados possibilitarão dimensionar melhor a merenda escolar, evitando desperdícios. O sistema, por exemplo, calcula automaticamente o número de refeições necessárias com base no reconhecimento dos estudantes que entraram na escola, contribuindo para uma aplicação mais eficiente dos recursos.

Outro diferencial do programa é o painel de análise em tempo real para gestores e professores. A plataforma identifica ausências recorrentes, permite ajustes rápidos na frequência e oferece relatórios detalhados sobre presença, alimentação e desempenho por turma ou por aluno. Também há um módulo dedicado ao acompanhamento de estudantes com necessidades especiais, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa.

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