A Secretaria de Estado de Ciência, Inovação e Tecnologia (Seciteci), por meio da Escola Técnica Estadual (ETE) de Sinop (a 500 km de Cuiabá), entregou máscaras e viseiras de proteção para servidores da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso (DEDMCI).
A ação foi coordenada pela servidora Laiza Rubim. Ela explicou que os casos de violência doméstica aumentaram nos últimos meses e que por isso os servidores da Delegacia estão realizando mais atendimentos.
"O isolamento social é uma medida importante contra a propagação do novo coronavírus, porém, uma das consequências desse isolamento é o aumento dos casos de violência doméstica”, explica. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Mato Grosso o número de casos de violência doméstica aumentou em 150%.
“Os equipamentos entregues auxiliam na redução dos riscos à saúde dos servidores e ainda ajudam a garantir a continuidade dos serviços oferecidos à população, pois esses profissionais não podem parar, e nem mesmo os riscos inerentes ao contato com portadores do vírus os demovem da missão de continuar fazendo o seu trabalho, que é cuidar das pessoas”, afirma a diretora da ETE, Clara Silva.
A escrivã da Delegacia, Karina Alves Rondon de Lima, afirma que os equipamentos de proteção individual trazem mais segurança para todos durante a execução dos trabalhos. “Em nome de toda a equipe, parabenizo a iniciativa da escola e reforço que ações dessa natureza são de extrema importância para a sociedade, pois auxiliam a nós servidores da delegacia a realizar um atendimento mais seguro ao público interno e externo”, garante.
Ações na Pandemia
A diretora da ETE Sinop explica que ações com essa reforçam o compromisso da Escola com a comunidade. “A solidariedade também é uma ação educativa que promove a integração entre os profissionais da escola e da comunidade em geral, além de fomentar a importância do auto cuidado”, diz a diretora.
Segundo ela, as ações de doações de equipamentos promovidas pela ETE de Sinop terão continuidade. A próxima unidade que será contemplada com o projeto é a 1º Delegacia de Polícia Civil de Sinop.