Cidades

Escola estadual recebe exposição Flores da Chapada

A Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes, em Cuiabá, recebe a exposição Flores da Chapada – projeto que reúne registro fotográfico e telas da flora e fauna do cerrado mato-grossense. A iniciativa visa mostrar e preservar o segundo maior bioma do Brasil e dar visibilidade a este amor pelas coisas da terra. A mostra ocorre no auditório da unidade escolar e está aberta à visitação dos alunos, professores e comunidade, das 7h30 às 17h30. 

O projeto foi idealizado pelo geógrafo João Almeida, que fez registros fotográficos mensalmente em 2015 e 2016, no Parque Estadual da Chapada dos Guimarães, capturando a riqueza das espécies da região.

Ele destacou o colorido único das flores do cerrado e também caules, frutos, insetos polinizadores, visitantes e aracnídeos. Suas imagens mostram conexões ancestrais com a vida na natureza.

A coletiva, que traz ainda obras dos artistas plásticos Eder Marques, Gilda Portella, Yara Balster e Sonia Nigro, que transmutam nossa perspectiva, transbordando cores, formas, que nos fazem amar e sonhar com as flores do cerrado. O ambiente com sons da natureza e aroma de rosas leva o visitante a uma viajem sinestésica ao cerrado brasileiro.

De acordo com os artistas, para preservar é preciso conhecer. Assim, objetivo é também ecológico, visando conscientizar para sensibilizar pela arte. “Imagens que nos despertam para urgência da preservação, da fonte das águas cristalinas e sua vital componente do equilíbrio ecológico do planeta”, destaca Almeida.

A EE Francisco Alexandre Ferreira Mendes está instalada na Rua 38, nº 363, no Bairro Boa Esperança.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.