Cidades

Escola estadual de Mato Grosso é contemplada pelo projeto Biblioteca Renovada

Imagine viajar pelo universo da obra “O Cortiço”, de Aluízio de Azevedo, ou se aventurar na mata com “Iracema”, do autor José de Alencar. É pela leitura que tudo é possível e os mais de 1.600 alunos da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá (MT), terão acesso às inúmeras obras por meio do projeto Biblioteca Renovada. A iniciativa de incentivo à leitura entregou 250 livros de diversos autores brasileiros na tarde desta quarta-feira (26), na biblioteca da escola.

A ação é uma realização da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) com as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) por meio do programa “Eu faço Cultura”, que ocorreu simultaneamente em nove Estados do Brasil. Além de Mato Grosso, receberam livros novos Alagoas, Bahia, São Paulo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Tocantins.

De acordo com diretor regional do Centro Oeste da Fenae, José Herculano do Nascimento, é a primeira vez que Mato Grosso é contemplado com o projeto e a expectativa é fomentar a leitura entre os alunos. “O projeto Biblioteca Renovada é uma importante iniciativa que está sendo realizada em nove estados do país ao mesmo tempo”.

Já foram entregues mais de 25 mil livros em todas as regiões do Brasil em diversas instituições educacionais. Para o presidente da Apce-MT, John Gordon, o projeto traz cultura através da leitura. “É com muita alegria que realizamos a entrega dos livros, parabenizo pela iniciativa que enriquece o conhecimento dos nossos jovens”.

A Escola Estadual Presidente Médice é uma das maiores e mais antigas de Cuiabá, atende alunos de diversas regiões da capital no Ensino Fundamental e Médio. Fazer parte das escolas contempladas pelo projeto Biblioteca Renovada foi uma grande realização, conforme avalia a diretora Elina Padilha. “Agradeço a Fenae e a Apce por ter nos contemplado. Nosso acervo está bem defasado e, receber estas obras vai renovar nossa biblioteca e motivar ainda mais a participação dos nossos alunos. Percebo a importância deste projeto que incentiva o desejo de ler e ter acesso à cultura”.

Foi durante a entrega dos livros que um grupo de alunos da Escola Presidente Médice dividiu espaço na estante para escolher a nova obra que fará parte do repertório literário de cada um. Entre eles estava a aluna Débora Teixeira de 18 anos, que acredita que a leitura torna as pessoas mais críticas. O jovem de 16 anos Eduardo da Silva afirmou que o projeto é maravilhoso para as pessoas que gostam de ler como ele.

Para saber mais sobre esta iniciativa de fomento à cultura, acesse o site da Fenae: www.fenae.org.br no link “Eu Faço Cultura”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.