Microscópio, estufa, balança de precisão e termômetro. Estes e outros materiais fazem parte do novo laboratório de ciências da Escola Estadual Professora Alzira Maria da Silva, em Colíder. Os equipamentos foram adquiridos com verbas destinadas pelo Comitê Multi- Institucional da Vara do Trabalho da cidade e entregues para a comunidade escolar em abril deste ano.
O Laboratório do Saber, como é chamado na escola, atende os cerca de 360 alunos e ainda estará disponível para utilização de outras instituições de ensino da região, segundo a diretora da unidade, Elisangela Santos. Ao todo, foram disponibilizados 20,4 mil reais para aquisição do mobiliário, equipamentos e demais materiais para instalação da unidade.
Os estudantes já estão utilizando o Laboratório do Saber com o auxílio dos professores de ciências. Conforme a diretora, agora as aulas ficarão muito mais interessantes, o que vai potencializar o aprendizado dos alunos do ensino fundamental.
A diretora conta que o laboratório ainda possui diversos materiais necessários para experiências básicas, além de um esqueleto escolar e outros objetos educativos que simulam o corpo humano. “Sem essa ajuda da Justiça do Trabalho não conseguiríamos nunca montar um laboratório aqui. É muito importante para o ensino dos nossos alunos”.
A inauguração foi realizada no início do mês de abril e contou com a presença do juiz da Vara do Trabalho de Colíder e Coordenador do Comitê Multi-Institucional, Mauro Curvo, que fez a entrega oficial da unidade. O magistrado destaca a importância da existência de um laboratório de ciências na escola, uma vez que este permitirá aos alunos colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tornando mais fácil a compreensão e assimilação das disciplinas. “Esse projeto tem por objetivo tornar a escola mais atraente aos alunos, evitando, assim, a evasão escolar”, explica.
Mauro curvo ressalta ainda que a evasão escolar é uma das causas do trabalho infantil. “Se os pais ou as próprias crianças têm a percepção de que a escola não agrega ou que oferece poucas perspectivas de melhoras na condição de vida, aumenta a probabilidade de abandoná-la e ingressarem no mercado de trabalho precocemente”, avalia.
Comitê Multi-Institucional
Os recursos destinados ao laboratório e de várias outras instituições e projetos de Colíder são geridos pelo Comitê Multi-Institucional do município, composto pela Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Justiça Estadual e OAB.
Os recursos são provenientes de processos da Vara trabalhista da cidade, em ações movidas pelo MPT por descumprimentos à legislação do trabalho.