Começar uma Startup. Não há nada mais empolgante para um Empreendedor. Seja começar um novo empreendimento com seu próprio capital ou através de um Angel Investor, um fundo ou sócio capitalista, você precisa de Governança Corporativa.
A fase romântica de se começar uma empresa de maneira empírica é passado. Planejar, simular, criar modelos, estudar mercado, conhecer o terreno onde pisará. É imperativo começar uma empresa com Governança Corporativa.
Governança sob Demanda é identificar a necessidade, a profundidade que a empresa precisa no momento identificar o que é possível ser implementado. A Governança Corporativa é dividida em vários passos, e Governança sob demanda é aplicar o passo certo no momento certo. Para definir o estágio da Governança, aplicamos primeiro o CODER (Conceito Organizacional do Desempenho Empresarial). Com o CODER desenhado, podemos então identificar em que fase de governança estamos:
Sem a prática de planejamento estratégico não se chega à Governança. São intrinsicamente ligados. Não somente a parte lúdica da Governança: Cultura e Comportamento Organizacional deve ser focado, mas também:
· Orçamento, Controles internos e processos, Plano de cargos e salários COMUNICAÇÃO INTERNA, Planejamento estratégico, Demonstrativos financeiros
Sim, Governança é possível, é viável e é necessário.