Em Mato Grosso, a média é de 153,9 casos confirmados de dengue por dia, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde divulgado recentemente. Com dados atualizados até 30 de abril, o estado registrou um total de 18.469 casos confirmados da doença. Além disso, foram notificados 34.840 casos, dos quais 25.154 são considerados prováveis.
Em relação aos óbitos, houve 12 mortes confirmadas, mantendo-se estável em comparação com o boletim anterior. Outras 5 mortes estão sob investigação.
Os óbitos foram registrados em diversas cidades, incluindo Tangará da Serra (4), Cuiabá (2), Campo Verde (2), Alto Garças (1), Confresa (1), Primavera do Leste (1) e Nova Mutum (1).
Além da dengue, Mato Grosso também enfrenta casos de Chikungunya, com 5.994 confirmações, e da doença da Zika, com 142 casos confirmados.
Para combater a dengue, o estado recebeu mais de 32 mil doses da vacina, que foram distribuídas para 35 municípios selecionados.
A vacinação já começou em algumas cidades, como Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Nova Olímpia e Barra do Bugres, sendo direcionada para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.