Nacional

Epagri afirma que estragos no Vale do Itajaí foram causadas por tornado

Os estragos no Vale do Itajaí na terça-feira (27) foram causados por um tornado, informou a Epagri/Ciram na quinta (29). Os dados do radar meteorológico de Lontras apontam para a ocorrência do fenômeno das 16h10 às 16h25 entre os municípios de Rodeio e Ascurra.

A cidade de Rodeio teve destelhamentos, quedas de árvores em residências e comércios, queda de postes de fiação elétrica em vias, bem como interrupção de ruas por árvores. Mais de mil unidades ficaram sem energia elétrica.

A Epagri/Ciram estima que os ventos tenham passado dos 80km/h. "Devido à distância entre o ponto de ocorrência do fenômeno e a estação meteorológica com medições de vento mais próxima, não é possível saber precisamente qual foi a velocidade do vento no local, porém as imagens dos danos causados pelos ventos indicam um tornado de intensidade f0 em uma escala que vai até f5", diz o órgão em nota.

O coordenador municipal da Defesa Civil de Rodeio, Antônio Peres, afirmou que duas localidades  tiveram mais danos. "Ficou feio. Do Centro até o bairro Glória não teve uma casa que não mexeu o telhado". Além disso, as edificações de duas empresas desabaram.

"Os tornados são fenômenos de pequena escala tanto espacial (da ordem de alguns metros a poucas centenas de metros) quanto temporal (alguns minutos), sendo assim um dos fenômenos meteorológicos de mais difícil previsibilidade", afirma a Epagri/Ciram.

Previsão para os próximos dias
Nos próximos dias a condição de tempo instável persiste em Santa Catarina, com risco de chuva e ventos fortes, granizo e raios em todas as regiões.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus