Fotos: Ednei Rosa
Após mais de dois anos desde o início de sua construção, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (18), a obra da Trincheira Jurumirim, localizada na avenida Miguel Sutil e que é a maior obra de mobilidade urbana da Capital, com 960 metros de extensão.
Na solenidade de inauguração, o governador Silval Barbosa (PMDB) preferiu não comentar sobre os atrasos no projeto e afirmou que a entrega acontece no momento em que foi possível a execução da obra.
“Para mim é um dia ímpar, estou muito feliz em estar aqui hoje, inaugurando mais uma obra para que a sociedade mato-grossense possa usufruir. Não foi possível entregar no prazo, mas foi possível entregar no momento em que tivemos condições de executar”, disse ele.
Na ocasião, Silval ainda pediu desculpas pelos transtornos causados no período de execução do projeto. “Quero pedir desculpas, principalmente aos moradores e empresários dessa região, pelo transtorno que causamos”.
O governador salientou que foram necessárias diversas alterações no projeto da obra e ainda houve uma série de dificuldades na remoção de interferências, como rede de esgoto e água, energia, telefonia, fibra ótica e as desapropriações. “Mesmo diante de tantos transtornos, temos a certeza de que deixamos um legado”.
Também durante a inauguração, o governador afirmou que, somente uma equipe e um gestor corajoso poderiam executar um projeto como o da Trincheira Jurimirim.
“Pra tirar a concepção do planejamento e executar uma obra dessa, principalmente no centro do urbano, é praticamente uma coisa quase impossível. Por isso que muitos nem tentam. Não é qualquer um que tem a coragem de fazer um macroplanejamento como a nossa equipe fez e buscar a execução como fizemos”.
O chefe do Executivo Estadual ainda finalizou dizendo que “se nós erramos, ou atrasamos é porque arriscamos e ousamos em fazer”.
Obra
A Trincheira Jurumirim recebeu o nome de “José Luiz Borges Garcia”, em homenagem ao filho do ex-governador de Mato Grosso, Garcia Neto.
A ordem de serviço da obra foi assinada em maio de 2012, com previsão de conclusão em um período de 18 meses. Inicialmente, o projeto estava previsto em R$ 39,9 milhões, mas o contrato acabou recebendo aditivos e o preço final ficou em R$ 50,5 milhões.