Cidades

Entrega por Cuiabá é uma lição de respeito e amor ao próximo

Sem fins lucrativos, vínculo religioso ou idealismo político, o projeto social Entrega por Cuiabá tem como objetivo levar dignidade por meio do respeito e amor ao próximo, da troca de energias, experiências e sentimentos a aproximadamente 280 pessoas em situação de rua na capital. Por acreditar que o amor pode transformar vidas, o Entrega por Cuiabá reúne um grupo de voluntários em prol dessa população oferecendo calor humano, com carinho, afeto e atenção.

Flávio Tampelini é um dos coordenadores do Entrega por Cuiabá
​​​​​​Foto: Facebook

O projeto se materializou por iniciativa do professor de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Flávio Tampelini, que trouxe a ideia do Entrega por São Paulo, para implantar em Cuiabá, há pouco mais de um ano. A primeira ação foi realizada no dia 1º de julho de 2016.

Eles entregam kits contendo itens como pasta de dentes, escova dental, sabonete, papel higiênico, garrafa de água (500 ml), biscoito, lanche, preservativo e absorvente, todos esses itens fruto de doações. Mas o maior interesse do projeto não está ligado só à entrega de donativos, mas em interagir com essas pessoas. Gabriel afirma que há toda uma preocupação para que o projeto não mantenha essas pessoas nas ruas.

“O projeto é feito mensalmente em vários pontos. Não damos dinheiro e nada que contribua para que seja convertido em algo ilícito. Nosso kit busca iniciar um contato com essas pessoas fragilizadas que lutam pela sobrevivência e não têm com quem conversar. Buscamos estabelecer uma relação de igualdade ouvindo, abraçando, dando atenção, sem fazer julgamentos, apenas com intuito de que a pessoa possa se reerguer emocionalmente e caminhar em direção a uma vida melhor”, explana.

O fluxo de voluntários no decorrer do ano é importante para o conhecimento da sociedade sobre a importância da causa. “Independente de bens materiais ou financeiros, nós buscamos mostrar aos nossos voluntários a importância da ajuda humana, com conversa, ouvidos e um coração disposto a apaziguar”.

Para os interessados em participar das ações basta seguir e entrar em contato por intermédio da página do Entrega por Cuiabá no facebook. Lá o grupo divulga fotos e informações das ações, pedidos de doação e pontos de encontro do grupo.

A ação relacionada à entrega de donativos é feita uma vez por mês em uma sexta-feira às 20h e está aberta para quem quiser. Roupas, agasalhos, cobertores, meias e calçados também fazem parte dos pedidos de doações para o projeto e quem puder doar basta entrar em contato pela rede social.

Ações em abrigos e creches

Várias ações foram integradas ao projeto principal desde que ele começou. Uma dessas ações são as visitas ao Lar dos Idosos e a creches carentes. A atividade junto aos idosos é feita semanal ou quinzenalmente no Abrigo Bom Jesus. Diferente do atendimento principal, a visita aos idosos é feita durante o dia, com a presença de cães dóceis.

Voluntário Gabriel com amigo em roda de conversa – Foto: Cunto Neto

“Nós os levamos para potencializar os efeitos da relação interpessoal que buscamos estabelecer com os idosos. Como os cães possuem um efeito terapêutico no processo de cura dos idosos, os voluntários os levam e nós percebemos uma melhora muito grande em termos de respostas desses idosos, que se encontram muitas vezes sem companhia, sem ter com quem conversar”, afirma.

As ações realizadas nas casas de abrigo geralmente são feitas por um grupo reduzido de voluntários. No entanto, nada impede que o interessado procure os coordenadores do Entrega por Cuiabá, que também recrutam cães dóceis para fazer o voluntariado.

“Todas as ações são muito prazerosas e proveitosas. Nós que ofertamos ajuda, muitas vezes, somos os mais recompensados. Acreditamos que boas ideias têm que ser compartilhadas e que tem que aprender uns com os outros tudo visando o sentido de igualdade, de um futuro em que as pessoas se respeitem mais, que sejam vistas e ouvidas”, sintetiza o coordenador Gabriel.

Banho Solidário

Também faz parte das ações o projeto Banho Solidário. A ideia veio da cidade de Vitória da Conquista (BA) e consiste em disponibilizar um banheiro público para que os moradores de rua possam se higienizar sem custo algum. Para conseguir o reboque com o banheiro móvel, o grupo fez um financiamento coletivo pelo site juntos.com.vc/entregaporcuiaba.

O subprojeto estreou no mês em que o Entrega por Cuiabá completou um ano, com direito a participação do programa “Estrelas”, da Rede Globo. “Foi um sucesso esta integração. É mais que uma questão de higiene, Cuiabá é uma cidade quente onde se transpira bastante e ficar dias sem tomar banho é muito desconfortável. Com o Banho Solidário nós ofertamos um estado de bem-estar emocional”, ressalta.

Voluntários realizam montagem de kits em pré-ação de outubro de 2016 – Foto: Rodrigo Donha
Voluntários organizam doações de roupas durante pré-ação do Entrega por Cuiabá –
Foto: Desirêe Galvão
Roda de conversas em ação do mês de agosto deste ano – Foto: Emanoele Daiane
Ação realizada em abrigo dos idosos com cães voluntários – Foto: Emanuele Cruz
Ação realizada em abrigo dos idosos com cães voluntários – Foto: Emanuele Cruz

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.