O procedimento padrão adotado pela entidade máxima do futebol está sendo aplicado em todas as 12 cidades-sedes do Mundial.
No entorno das Arenas, estão sendo instaladas grades de proteção em volta de todo o perímetro do estádio e que serão retiradas somente ao final dos jogos. A medida, segundo a Fifa, é garantir a segurança do estádio.
Comando da Fifa
Desde a última quarta-feira (21), a Arena Pantanal – que irá receber quatro jogos da Copa do Mundo -, passou a ser gerida oficialmente pela Fifa, que permanecerá à frente da gestão do estádio até os quinze dias subsequentes a realização do Mundial.
No período que antecede a realização da Copa, ainda estão sendo finalizados na Arena Pantanal, os trabalhos relacionados a instalação das estruturas temporárias e eventuais ajustes.
Um dia antes de o estádio ser entregue à Fifa, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke esteve na Arena realizando uma visita final, assim como o fez em todos os demais estádios. Naquela ocasião, Valcke fez apenas um comentário em sua conta no Twitter: “Muito bom ver o progresso feito desde a última visita à Arena Pantanal no mês passado. Agora a operação tem que trabalhar a todo vapor para transformar a arena num estádio da #copa2014. CHIxAUS em 24 dias”, escreveu ele.
Arena
A Arena Pantanal passou por seu último evento-teste no dia 18 de maio, na vitória de 2×1 do Atlético Mineiro diante do Santos, em partida da série A do Campeonato Brasileiro. A Arena Pantanal começou a ser construída em maio de 2010 e durante a Copa do Mundo será palco dos jogos entre Chile e Austrália (13/6), Rússia e Coréia do Sul (17/6), Nigéria e Bósnia (21/6) e Japão e Colômbia (24/6), todos na primeira fase do Mundial.