A cena já é conhecida: Cristiano Ronaldo balança as redes em um jogo importante e comemora acenando com a mão como em um pedido de "calma" à torcida adversária. Apesar de ser marca registrada do craque português, o gesto pode ser proibido em breve pela Liga BBVA.
A celebração se tornou polêmica de vez após o último clássico entre Barcelona e Real Madrid, disputado no Camp Nou, no qual o atual melhor do mundo marcou contra o rival catalão e mais uma vez comemorou dessa forma, dirigindo-se principalmente à torcida culé.
"Isso tem que ser alvo de alguma sanção, desde uma simples multa até a suspensão de uma partida. Nós vamos trabalhar para isso", garantiu Javier Tebas Medrano, presidente da Liga, que continuou.
"É necessário que tenhamos cuidado com gestos de provocação de um jogador. Um gesto desses no momento de um gol, ou qualquer outra provocação acintosa pode refletir em um comportamento agressivo por parte dos próprios torcedores", concluiu o mandatário da entidade.
Questionado sobre a possibilidade da realização da final da Copa do Rei da Espanha, entre Barcelona e Athletic Bilbao, no Santiago Bernabéu, o presidente da Liga espanhola foi cauteloso, evitando se posicionar contra o dono do estádio, o Real Madrid, que deseja impedir a realização do jogo em sua casa.
"Nós temos que respeitar as decisões tomadas pelo clube cujo emblema é dono do estádio", resumiu o cartola espanhol. O interesse dos dois clubes em transferir a partida para o estádio em Madri é histórico e político, uma vez que o Barcelona representa a Catalunha e o Athletic Bilbao representa o País Basco – duas comunidades que buscam autonomia em relação ao território espanhol.
Fonte: iG