Cidades

Entenda como funciona a defesa do corpo e o trabalho dos patologistas

 
Já os glóbulos brancos têm a função de atacarem agentes agressores e são capazes de "matar" vírus e bactérias. Por último, há os anticorpos, mecanismos de "encaixe" que funcionam prontamente contra micro-organismos específicos. Existe também o sistema linfático, que trabalha junto com o sistema de defesa, como explicou o médico.Entre as principais ameaças atuais à saúde, estão alguns vírus, como o da gripe H1N1 e o HIV. 
 
Em relação à Aids, os médicos afirmam que não há cura ou vacina, mas a doença pode ser controlada com um coquetel de remédios chamados antirretrovirais – há, inclusive, uma recomendação recente da Organização Mundial de Saúde para que homens que têm relações com outros homens passem a tomar esses medicamentos para prevenir a transmissão do vírus, mas sem esquecer também de usar sempre a camisinha, como alertou o infectologista Ésper Kallas.
 
Patologistas
O que faz um patologista? Você sabe? O Bem Estar desta terça-feira (2) falou sobre a importância do trabalho desses médicos, que praticamente não têm contato com os pacientes. Como explica o professor titular do Deparamento de Patologia da USP, Venâncio Alves, o patologista examina virtualmente todas as amostras retiradas do paciente e vai ao laboratório para recolher informações, que servem como um guia para o clínico, como mostrou a reportagem da Natália Ariede.
 
G1/BEM ESTAR

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.