Cidades

Entenda como a tecnologia ajuda no desenvolvimento de próteses

As novas tecnologias estão ajudando no desenvolvimento de próteses e barateando seu custo, tornando-as assim acessíveis a um número maior de pessoas. O uso de próteses ajuda a melhorar a qualidade de vida de pacientes que apresentam problemas no ombro, quadril e joelho, por exemplo três das articulações que mais apresentam desgastes, como explicaram os médicos ortopedistas André Wever e Alexandre Lourenço, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, no Bem Estar desta quarta-feira (26).

O ortopedista André Wever explicou a diferença entre órtese, que é um dispositivo externo e que auxilia a função de um membro, como uma palmilha. Já as próteses substituem a função de um membro ou articulação, e podem ser externas ou internas ao corpo. No caso das crianças, as próteses precisam ser substituídas conforme o corpo vai crescendo.

Um dos avanços nessa área é o uso de impressoras 3D, com as quais é possível reconstruir pedaços do corpo. Para produzir uma prótese com o uso da impressora 3D é preciso, em primeiro lugar, escanear a parte do corpo que será reproduzida.Há, no entanto, uma restrição ao uso de próteses. Pessoas com osteopenia ou osteoporose, por exemplo, que é a perda de massa óssea, podem ser impedidas de usar próteses.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.