Cidades

Entenda as diferenças entre os graus de acne e os tratamentos

Todo mundo já sofreu algum dia com algum cravo, acne ou espinha, né? Mas como saber a real gravidade desses problemas? No Bem Estar desta terça-feira (18), a dermatologista Márcia Purceli explicou que existem diferentes graus de acne e, para cada um deles, há um tipo de tratamento diferente.Aqueles cravos que aparecem sem lesão ou inflamação na pele, por exemplo, são grau 1 e podem ser tratados só com ácidos, limpeza de pele ou esfoliação, que deve ser feita 2 vezes por semana. Lavar o rosto de manhã e à noite também é importante, assim como usar adstringente, hidratante e sabonete para o rosto.

No grau 2, a pele fica com cravos e espinhas pequenas com pus, que podem ser tratadas com antibiótico oral ou tópico, ou ainda com um tratamento chamado de luz pulsada. Já no grau 3, além do cravo e espinha, surgem também nódulos, que são lesões mais profundas, dolorosas, vermelhas e muito inflamadas nesse caso, o tratamento é com isotretinoína, um remédio forte e com algumas restrições de uso. A isotretinoína é também usada para tratar o grau 4, mais grave, em que ocorrem também cistos e abcessos, com aspecto desfigurante, como explicou a dermatologista Márcia Purceli.

Apesar de ser mais comum nos adolescentes, a acne não é um problema exclusivo deles atualmente existe também a acne da mulher adulta, que ocorre pelo estímulo hormonal da glândula. Segundo a médica, o problema acontece porque essas glândulas ficam sensíveis à testosterona circulante e produzem mais oleosidade, aumentando a acne, principalmente na região do queixo.Em caso de marcas e cicatrizes pós-acne, existem alguns tratamentos que podem ajudar, como explicou o dermatologista Emerson Lima uma delas é o microagulhamento, que estimula o colágeno e atinge áreas mais profundas da pele. De qualquer maneira, a dica é procurar um dermatologista o quanto antes para tratar a acne, para evitar que ela evolua para quadros mais graves de cicatrizes e marcas.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.