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Ensino médio está estagnado em Mato Grosso, aponta Ideb

O ensino médio está estagnado em Mato Grosso. Pesquisa sobre Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) mostra que desde 2005 o nível de aprendizagem nas séries de 1º ao 3º do grau secundário tem variado entre 3,1 pontos e 3,2; avaliação abaixo da estimada pelo Ministério da Educação (MEC). A média brasileira é de 5,2.

O pior resultado de Mato Grosso foi registrado em 2013, ano em que média ficou em 3,0 pontos, na pesquisa realizada a cada dois anos. No primeiro levantamento, de 2005, Mato Grosso marcou a média de 3,1 pontos.

Em 2007 e 2009 ficou travado em 3,2 pontos e subiu para 3,3 pontos em 2011. No ano passado, a média estadual voltou a subir para 3,2 pontos. Até 2021, a média estipulada pelo MEC é de 4,9, o que significa que o ensino médio terá que crescer em torno de 0,34 nas próximas pesquisas deverão ser realizadas.

No mesmo período de levantamentos, os ensinos fundamentais I (1º ao 5º ano) e II (6º a 9º) cresceram acima da média em Mato Grosso. O primeiro saiu da média de 3,5 pontos em 2005 e chegou a 5,7 pontos no ano passado. A avaliação já está próxima da meta estabelecida para 2021 (5,9 pontos). A meta de 2019 já foi alcançada.

Já o ensino fundamental II teve uma média de 3,1 pontos no primeiro ano da pesquisa do Ideb. Dois anos depois pulou para 3,8 pontos. Em 2009 deu mais um salto e chegou a média de 4,3 pontos. Na pesquisa seguinte o crescimento foi menor, de apenas 0,2 pontos e 2013 houve interrupção do crescimento, com leve para 4,4 pontos. Em 2015, voltou a subir e ficou em 4,6 pontos. Nos próximos cinco anos deverá atingir a meta de crescimento do MEC para 5,1 pontos.

Brasil

Segundo a pesquisa Ideb, o ensino médio apresenta estagnação no país desde 2011, ano em que 11 Estados e o Distrito Federal estavam abaixo da meta; em 2013, esse número pulou para 22 e o DF; agora, já são 24 os estados que, assim como o DF, não conseguiram chegar ao índice esperado.

No ensino fundamental II, a situação é menos flagrante, mas não deixa de preocupar: em 2011, apenas sete Estados estavam abaixo da meta; no Ideb 2013, o número subiu para 19, incluindo o Distrito Federal. Já na divulgação do índice de 2015, 21 Estados e o DF descumpriram a meta.

Já nos anos iniciais do ensino fundamental, todos os estados avançaram, com exceção do Tocantins, que permaneceu estagnado, mas acima da meta para 2015. Amapá e Rio de Janeiro, os dois únicos estados a não atingirem a meta no Ideb 2013.

Reinaldo Fernandes

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