Como não teve acesso, a impressa teve que acompanhar por mais de duas horas o depoimento do engenheiro da Secretaria de Habitação de Cuiabá, Carlos Anselmo de Oliveira, do lado de fora do Plenarinho.
Em depoimento confuso, cercado por contradições o engenheiro afirmou que não fez a planilha, orçamento e nem escolheu qualquer objeto utilizado na reforma. Mas não revelou quem teria feito a planilha, assinada por ele e assumiu as supostas irregularidades no projeto.
Oliveira disse que se apresentou para a execução do termo de corporação em 28 de dezembro de 2009. Mas o chegar ficou surpreso, pois, as planilhas que deveriam ser elaboradas já estavam prontas. “Só as assinei por boa vontade”.
Questionado sobre quem havia apresentado os documentos não citou nomes. Garante que as planilhas não foram registradas no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/MT), como manda a legislação.
Para o vereador Toninho de Souza (PSD) que acompanhou a oitiva, o engenheiro chamou para ele a responsabilidade, de assinar um procedimento errado. “ Houve erro de um profissional que deveria estar atento no que deveria assinar. São pontos que precisam ser esclarecidos”, dispara o progressista.
Já para o parlamentar Clovito Hugueney(PTB), o depoimento do profissional está mal contato estranho.
Segundo presidente da CPI, vereador Edivá Alves (PSD), o engenheiro cometeu crime de prevaricação. Alves diz que o profissional foi chamado para ser o projetista, mas acabou assinando documentos sem checar as informações.
Deucimar Silva (PP) acompanhou o depoimento classificou as respostas de Oliveira como mentirosas “Ele assinou o documento porque foi ele quem o fez e sabia de tudo. Eu, como presidente, só pagava mediante os atestados assinados. Estou confiante em Deus que logo tudo vai ser esclarecido. Ele mentiu o tempo inteiro.
Ainda deverão ser ouvidos na tarde desta quarta (21), os representantes da empresa Alos Construtora Ltda., responsável pela obra. O vereador Deucimar Silva deverá dar seu depoimento na sexta (23) pela manhã.
Regina Botelho- Da Redação
Foto: Mary Juruna