Cidades DESTAQUE 3

Energisa retira 17 toneladas de fios irregulares de operadoras de telefonia em Mato Grosso

Cerca de 17 toneladas de cabos irregulares deixados por operadoras de telecomunicações foram retiradas pela Energisa em Mato Grosso no primeiro semestre deste ano. A ação, que resultou na remoção de quase 300 quilômetros de fios, tem como objetivo reduzir riscos à população, evitar acidentes e melhorar a organização da rede aérea compartilhada com empresas de TV a cabo, internet e telefonia.

De janeiro a junho, mais de 17 mil pontos foram inspecionados e regularizados em diversas cidades do estado, com destaque para Cuiabá, Várzea Grande e Sorriso. Segundo a concessionária, a responsabilidade pela manutenção dos cabos é exclusivamente das operadoras, conforme determinam normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“Nossas equipes estão sempre nas ruas para deixar todos em segurança. Em um primeiro momento, notificamos as empresas de telecomunicações e, caso não resolvam o problema, temos um time especializado para regularizar os locais afetados”, explicou César Seixas Salomão, engenheiro eletricista da Energisa MT.

Além de comprometer a estética urbana, os fios soltos ou abandonados representam riscos diretos para a população. “Cabos abandonados ou mal posicionados representam riscos como quedas, tropeços, choques elétricos e dificuldade de acesso. Ao retirar esses cabos, estamos atuando de forma preventiva, reduzindo perigos”, destacou Elisangela Souza, coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa MT.

O trabalho de fiscalização e retirada tem crescido ano a ano. Desde 2022, a Energisa já recolheu cerca de 2 mil quilômetros de fios desordenados em Mato Grosso, o que corresponde a aproximadamente 115 toneladas. A concessionária reforça que os consumidores também podem colaborar, denunciando irregularidades por meio dos canais oficiais de atendimento, como call center, site e WhatsApp.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.