Cidades

Energisa flagra ‘gatos’ de seis estabelecimentos comerciais da Praça Popular

Seis estabelecimentos comerciais, na região da praça Popular, foram flagrados pela Energisa com ligações irregulares, conhecidas popularmente como “gatos” ou “gambiarras”. O flagra ocorreu após fiscalização realizada na última sexta-feira (23), após moradores reclamarem de interrupções no fornecimento de energia da região.

As empresas e seus respectivos donos não tiveram os nomes divulgados. No entanto, poderão responder inquérito por furto. Os “gatos” foram desfeitos e os proprietários notificados com Termo de Ocorrência de Inspeção (TOI).

De acordo com a Energisa, a denúncia do furto de energia partiu de moradores da região da Praça Popular. Eles se queixavam de interrupção de energia e instabilidade na rede. Um grupo, com quatro equipes, fez vistorias para identificar possíveis ligações irregulares.

O segundo, com cinco equipes, fez vistorias na própria rede para observar pontos que poderiam ser melhorados, com manutenção imediata para solução definitiva do problema.

Ainda de acordo com a Energisa, a rede foi redimensionada, com a instalação de um novo transformador de 112,5 KVA, que tem mais capacidade para anteder a demanda da região.

Em Mato Grosso, os furtos de energia totalizam cerca de R$ 351 milhões por ano. Somente em ICMS, o governo deixa de arrecadar R$ 60 milhões por ano em razão da não cobrança destes valores. Além disso, furto de energia é crime, e prejudica a distribuição na rede elétrica.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.