Seis estabelecimentos comerciais, na região da praça Popular, foram flagrados pela Energisa com ligações irregulares, conhecidas popularmente como “gatos” ou “gambiarras”. O flagra ocorreu após fiscalização realizada na última sexta-feira (23), após moradores reclamarem de interrupções no fornecimento de energia da região.
As empresas e seus respectivos donos não tiveram os nomes divulgados. No entanto, poderão responder inquérito por furto. Os “gatos” foram desfeitos e os proprietários notificados com Termo de Ocorrência de Inspeção (TOI).
De acordo com a Energisa, a denúncia do furto de energia partiu de moradores da região da Praça Popular. Eles se queixavam de interrupção de energia e instabilidade na rede. Um grupo, com quatro equipes, fez vistorias para identificar possíveis ligações irregulares.
O segundo, com cinco equipes, fez vistorias na própria rede para observar pontos que poderiam ser melhorados, com manutenção imediata para solução definitiva do problema.
Ainda de acordo com a Energisa, a rede foi redimensionada, com a instalação de um novo transformador de 112,5 KVA, que tem mais capacidade para anteder a demanda da região.
Em Mato Grosso, os furtos de energia totalizam cerca de R$ 351 milhões por ano. Somente em ICMS, o governo deixa de arrecadar R$ 60 milhões por ano em razão da não cobrança destes valores. Além disso, furto de energia é crime, e prejudica a distribuição na rede elétrica.