Em nota enviado ao Circuito Mato Grosso, o Grupo Energisa, reponsável pela distribuição da energia elétrica no Estado, afirmou que ainda não foi notificado sobre a multa imposta pelo Procon Cuiabá em relação a supostas irregularidades na prestação do serviço a população. O valor é de R$ 2,95 milhões.
De acordo com informações da prefeitura de Cuiabá, o montante refere-se a oitenta e dois processos, alguns com até cinco anos, que estavam pendentes de julgamento e que foram definitivamente encerrados pela Turma Recursal do Procon Cuiabá mediante o Conselho Municipal do Consumidor.
De acordo com o diretor-executivo do Procon Cuiabá, Carlos Rafael Carvalho, não cabe mais recurso administrativo por parte da Energisa pois os casos já corriam em segunda instância.
"A decisão judicial dos 82 processos é definitiva e as penalidades impostas nos casos variam de R$ 15.000,00 a R$ 90.000,00", disse.
Entre as denúncias que levaram a penalização da Energisa, a discrepância no valor utilizado pelas unidades consumidoras, e o índice registrado pela empresa, compõe a maioria das queixas, somando 85% das reclamações. Além disso, a empresa também foi questionado pelo fato de não indenizar os usuários que tiveram aparelhos elétricos danificados pelas oscilações de energia.
Confira abaixo a íntegra da nota.
Nota de Esclarecimento I Energisa Mato Grosso
A Energisa informa que ainda não foi notificada pelo Procon Cuiabá sobre os processos que resultaram em multa por supostas irregularidades na prestação de serviços. A distribuidora esclarece que somente após receber a notificação e ter o conhecimento sobre o teor das reclamações poderá se pronunciar a respeito. A Energisa reforça que está focada na aproximação junto aos clientes, com total atenção à ampliação e aprimoramento dos canais de comunicação e também às demandas oriundas dos órgãos de defesa do consumidor.