Cidades

Energia elétrica lidera ranking de reclamações no Procon

A energia elétrica continua liderando o ranking de reclamações do Procon/MT. Somente neste mês de novembro, foram 493 atendimentos nesta área. O número pode aumentar, já que, a Agência Nacional de Energia Elétrica confirmou que, neste mês de dezembro, a bandeira tarifária continua vermelha. Ou seja, o consumidor deve pagar R$ 4,50 a mais para cada 100 KW consumidos.

 Segundo Procon em novembro deste ano, o órgão registrou 2.902 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.268 registros, enquanto que pela ferramenta de atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 634 reclamações.
No Sindec, o setor “Serviços Essenciais” segue em primeiro lugar em número de registros, com 1.196 reclamações. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 493 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 398 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 195 reclamações.

Com 354 reclamações, o setor “Assuntos Financeiros” ocupa a segunda posição, registrando 126 procedimentos para a categoria “Banco Comercial”, 88 para “Cartão de Crédito” e 41 para “Cartão de Loja”.

A área “Produtos” ocupa o terceiro lugar, com 323 atendimentos: 46 reclamações para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 32 para “Aquecedor/Ventilador/Ar Condicionado/Circulador de Ar”, e 20 para “Microcomputador/Produtos de Informática”.

Já o setor “Serviços Privados”, com 281 registros, está na quarta posição do ranking, com 134 procedimentos para a categoria “TV por Assinatura”, 26 para “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) e 23 para “Informática” (provedor de acesso à internet).

Em quinto lugar está o setor “Saúde”, que registrou 40 reclamações: 19 para a categoria “Plano de Saúde Regulamentado”, nove para “Convênio de Assistência Médica/Odontológica” e três para a categoria “Hospital/Pronto Socorro/Ambulatório/Clínica Médica”. O setor “Alimentos” ocupa o sexto lugar com 38 reclamações. Na última posição está a categoria “Habitação”, como 36 registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br o Procon registrou 634 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 298 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 176 reclamações; em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 86 registros. Na quarta posição da plataforma estão empatados os setores “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” e “Transportes”, com 19 atendimentos cada.

O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 16 reclamações, seguido de “Demais Serviços”, que com 11 registros, ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área “Turismo e Viagens”, com cinco reclamações. As áreas “Educação“ e “Saúde” tiveram duas reclamações cada. Já as categorias “Água, Energia e Gás”, “Alimentos” e “Habitação” não tiveram reclamações registradas no mês de novembro na plataforma www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Outras informações pelos telefones 151 ou 3613-8500.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.