Mix diário

Energia, batata-inglesa, café moído e plano de saúde pressionam IPCA-15

O aumento de 1,68% na energia elétrica residencial resultou na maior pressão sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de maio. O subitem respondeu por uma contribuição de 0,06 ponto porcentual para a taxa de 0,36% apurada pelo IPCA-15 de maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Também figuraram no ranking de maiores contribuições sobre o IPCA-15 de maio os subitens batata-inglesa (alta de 21,75% e impacto de 0,04 ponto porcentual), café moído (4,82% e 0,03 ponto porcentual), plano de saúde (0,57% e 0,02 ponto porcentual) e refeição fora de casa (0,49% e 0,02 ponto porcentual)

Na direção oposta, a passagem aérea foi o subitem de maior alívio sobre a inflação de maio, com queda de 11,18% e contribuição de -0,07 ponto porcentual.

As demais principais influências negativas partiram de arroz (queda de 4,31% e impacto de -0,03 ponto porcentual) e tomate (-7,28% e -0,02 ponto porcentual).

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve