Ao todo, 63.924 pessoas estão inscritas para fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 em Mato Grosso. O número representa 1,6% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil.
O MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), aplicará as provas neste domingo (5) e em 12 de novembro, em 57 municípios mato-grossenses. No estado, são 177 locais de prova e 2.332 salas de aplicação.
Dos participantes, 54,7% (34.963) são isentos da taxa de inscrição e 45,3% (28.961) a pagaram.
Mulheres são maioria — equivalem a 61,8% (39.529) das inscrições, enquanto homens representam 38,2% (24.395).
Ao todo, 27.200 (42,6%) já concluíram o ensino médio. Os concluintes deste ano de 2023 são 25.102 (39,2%).
Entre os inscritos, 484 (17,4%) são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos.
Outros 283 (0,8%) também são treineiros, tendo em vista que não cursam nem concluíram o ensino médio.
Documentação
- Ainda de acordo com instruções do Inep, para acessar a sala de aplicação, é obrigatória a apresentação da via original de documento de identificação oficial com foto.
- Serão aceitos cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
- Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
- Além disso, documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital, apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.
- Quem não tiver documento original por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar a prova desde que haja boletim de ocorrência registrado.
Objetos
Garrafas térmicas com termômetro de temperatura são proibidas nos locais de aplicação das provas. O participante que não cumprir a regra poderá ser eliminado do exame. No momento da aplicação, não será permitido também o uso de qualquer objeto eletrônico.
O participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de prova. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de provas.
Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; protetor auricular; relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.
Caneta
A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
A exceção ocorre aos participantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista e que tiveram o pedido aprovado pelo Inep. Estes poderão utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida.
Contudo, o Cartão-Resposta desses estudantes também deve ser preenchido com caneta de tinta preta.