Esportes

Endha é campeã do Open Nordeste de Taekwondo

Endha tem 15 anos, mora em Barra do Garças (a 550 km de Cuiabá). Começou a treinar com apenas 7 anos e já acumula diversas conquistas. Atualmente é campeã brasileira na categoria Cadete 51 kg, além de medalha de bronze no Brasileiro Juvenil da categoria 52 kg.

Ela foi campeã brasileira infantil em Goiânia, Brasil Open Curitiba, além de outros títulos estaduais e regionais. Por conta disso, a atleta foi homenageada pelo governo do Estado entre os melhores do ano de 2013.

Endha também integrou a seleção brasileira, que ao todo conquistou 24 medalhas na competição no México em 2013, ficando em terceiro lugar na categoria Cadete.

Considerada uma das melhores de sua categoria em Mato Grosso, Endha vem fazendo história no taekwondo: foi a primeira mulher a trazer uma medalha internacional para Mato Grosso. Sem patrocínio, pode ficar de fora de vários eventos, já que o propósito desta garota são a seleção brasileira 2015 e as Olimpíadas 2020.

A atleta está em 4º lugar no Ranking Nacional pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e busca marcar pontos nos próximos anos porque a categoria que busca índice é a Adulto, mas até os 17 anos estará sendo preparada para pontuar pela World Taekwondo Federation (WTF) a fim de atingir o índice para as Olimpíadas 2020.

Endha treina quatro horas por dia, com o acompanhamento de nutricionistas e preparadores físicos. Fábio Farias é pai e técnico da jovem atleta que está cursando o 9º ano e consegue conciliar o treinamento com os estudos.

 

Leia Mais

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos