Foto: Endei Rosa
Após 24 anos de mandatos na Assembleia Legislativa, o deputado José Riva (PSD) afirmou sair definitivamente das disputas políticas. Se despedindo da vida pública neste próximo sábado (31), quando acaba seu quinto mandato consecutivo no parlamento estadual de Mato Grosso, o social democrata afirma ter contribuído para o desenvolvimento do estado, e mesmo com todos os processos que responde, não ter roubado nenhum centavo público.
Em todos esses anos a frente da AL, o deputado responde a mais de 100 processos que envolvem desvio de dinheiro público, improbidade administrativa, entre outros crimes. José Riva garantiu não temer a possibilidade de ser preso por conta das investigações.
“Porque medo de ser preso? Acho que nós temos que acreditar nas instituições, acreditar na justiça. Eu não roubei, nem desviei dinheiro, que se pese todas as denuncias, o tempo irá mostrar quem eu sou. E eu não sou esse cidadão que muitos pregam por ai. Nunca tive medo e vou continuar não tendo”, declarou Riva.
Assim como já declarado anteriormente, o deputado reafirmou o desejo pessoal de não dar continuidade na sua vida política, com candidaturas a outros cargos políticos. Conforme Riva, sua decisão não é motivada pela sua ilegibilidade, que não o deixou ser candidato ao governo do estado, em 2014.
“Já cumpri o meu papel de deputado. Na verdade eu tomei esta decisão, pois na minha família terá apenas um político, e esse político é a minha filha Janaina”, afirmou.
Riva, após destacar suas atuações e conquistas, chegou a ficar emocionado quando sua filha e sucessora política, Janaina Riva (PSD), discursou dizendo que sua família sente orgulho do “sobrenome de peso”.
O parlamentar acredita no potencial de sua filha, que no dia primeiro de fevereiro toma posse de uma cadeira na Assembleia Legislativa. Riva garante que Janaina tem vontade própria e que será uma importante peça da oposição do governador Pedro Taques (PDT).
“Espero que ela seja uma deputada sintonizada com o anseio da sociedade, cumpra com o seu papel. Não tenho dúvida que ela irá se dedicar”, declarou.
Eleição Mesa Diretora
Mesmo não tendo o poder de voto, José Riva, que ocupou a cadeira da presidência da AL por seis vezes, é procurado como ‘consultor’ dos deputados na disputa da Mesa Diretora.
Ele declarou que chegou a aconselhar alguns deputados, como Zé Carlos do Pátio (SDD), Gilmar Fabris (PSD) e Janaína Riva (PSD) a aceitar conversar com o deputado Zeca Viana (PDT) para montagem de uma chapa alternativa, que enfrentaria a chapa liderada pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB), na presidente e o Nininho Bortolini (PR) para primeiro secretário.
Riva também declarou ter conversado com o deputado Guilherme Malluf, por não entender os motivos que o levaram a trocar de grupo.
“Acho que houve erros das duas partes, a atitude do deputado Guilherme Maluf causa uma certa desconfiança, pois ele abandonou um grupo que viabilizou sua candidatura, para se juntar a outro”, declarou Riva.