Cidades DESTAQUE 3

Empresários do comércio cobram melhorias no sistema de estacionamento rotativo do centro de Cuiabá

Empresários e representantes do comércio de Cuiabá cobraram a empresa CS Mobi, responsável pela concessão, para fazer ajustes com o objetivo de melhorar a operação do estacionamento rotativo na região central. O pedido foi feito durante reunião na última segunda-feira (29), em encontro realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá).

Entre itens apontados está a ampliação da comunicação de massa sobre o funcionamento do aplicativo para lojistas e clientes que circulam pela região central, assim como a instalação de mais pontos de vendas. A reunião foi intermediada pelo presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, que solicitou urgência nas adaptações do sistema.  

“Todas as nossas decisões são baseadas em pesquisas, em fatos, dados, e em todos os lugares que nós pesquisamos, o estacionamento rotativo fez com que o movimento no centro- as vendas no comércio aumentassem, por isso, esse posicionamento nosso de ser favorável. No entanto, ouvimos todos os lados e estamos buscando o consenso para resolver os problemas que surgiram durante a implementação”, explicou Junior Macagnam.  

Em vigor há pouco mais de dois meses, o Estacionamento Rotativo visa garantir uma operação mais moderna e eficaz, além de aprimorar a mobilidade urbana do município. As demandas também foram apresentadas para a Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).  

“Nosso objetivo hoje foi ver como foram esses primeiros meses de funcionamento do rotativo, o que tem acerto, o que tem de falha e o que pode melhorar.  O objetivo de todo mundo é prestar um bom serviço para a sociedade e para a população cuiabana”, afirmou o diretor presidente da Arsec, Vanderlúcio Rodrigues.  

Durante a reunião, a CSMobi apresentou o cronograma do projeto do novo Mercado Municipal Miguel Sutil. A previsão de início das obras é junho de 2024 e a conclusão maio de 2025. O canteiro de obras já foi montado.   

Gerente Geral de Operação do Consórcio CS Mobi Cuiabá, Kenon Mendes, explicou que assim como em demais regiões do país, o formato está em processo de adaptação, mas que os ajustes devem ser analisados e colocados em prática. 

“Estamos nos meses iniciais, mas essa curva de adesão está dentro do esperado.  A expectativa é que ao final de oito meses o projeto atinja a plenitude.  O nosso projeto surgiu para atrair pessoas para a região central, e para atrair, tem que ter onde estacionar. Cada cidade tem sua demanda, e em Cuiabá estamos ajustando. Viemos hoje ouvir os lojistas e ajustar os ponteiros em tempo real – nós e a população. Nosso carro chefe da operação é aplicativo Digipare. Atualmente, nossas transações estão em torno de 80 % pelo aplicativo”, pontuou Kenon Mendes.  

O Lojista Roberto Peron destacou que apesar da necessidade de melhorias no sistema, o Estacionamento Rotativo não atrapalhou o funcionamento do comércio. 

“Saio dessa reunião animado, principalmente com relação a apresentação da empresa quanto a construção do Mercado Municipal. É importante que o projeto saia do papel. Eu acredito que movimento requalificou, pois havia muita gente na rua, mas agora as pessoas que circulam são as que querem fazer compras em determinada loja e isso é benéfico para os lojistas”, disse.  

Estacionamento Rotativo 

O sistema é operado por meio de uma Parceria Público Privada com a Prefeitura de Cuiabá. A PPP investirá cerca de R$ 130 milhões no projeto que engloba também a construção e operação do novo Mercado Municipal Miguel Sutil; a requalificação das vias locais; a modernização do mobiliário urbano.   

Há 100 parquímetros instalados em Cuiabá. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 07h às 13h. O estacionamento tem tolerância para os primeiros 10 minutos, para que o usuário possa fazer a ativação do pagamento por meio do Aplicativo Digipare. O tempo máximo para permanência nas vagas é de 4 horas, depois disso, o usuário terá que deixar a vaga livre, dentro do compromisso de rotatividade de vagas.   

Os usuários com Deficiência (PCD) não pagam, no entanto, devem realizar o cadastro de isenção na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Os mototaxistas (entregadores), dentro dos 10 minutos de tolerância, não pagam.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.