O Procon Cuiabá está alertando os empresários da capital a respeito de um novo golpe de cobrança indevida, que já circula entre proprietários de estabelecimentos da cidade. A fraude consiste em um suposto recadastramento solicitado via telefone pela empresa Guia Regional Brasil, que após a aquisição dos dados do cliente, emite um contrato com cláusulas ilegíveis, alegando não haver qualquer custo pelo serviço. No entanto, consumidores da capital registraram denúncia ao órgão de defesa do consumidor, afirmando que não há a possibilidade de cancelamento, além da cobrança de 12 duplicatas no valor de R$ 300 e ameaças caso não efetuem o pagamento.
“Algumas empresas foram alvos deste golpe e dentre as cobranças por parte da Guia Regional Brasil, os proprietários são coagidos a efetuar o pagamento injusto ou terão o nome de seu estabelecimento em protesto imediato até às 15 horas do mesmo dia. As ameaças veem por meio de ligações, nas quais os atendentes induzem a vítima de forma incisiva. Por medo de ver sua empresa prejudicada, muitos empresários idôneos acabam cedendo à pressão da instituição, sem saber que de fato se trata de um golpe. Ao percebermos que sete denúncias foram feitas em apenas um dia, iniciamos uma busca a respeito do assunto e encontramos uma série de casos semelhantes ao redor do país. Por isso, é fundamental orientar a classe empresarial sobre fraudes dessa natureza que, além de gerar um grande prejuízo, perpetua o crime com outras empresas”, afirma Carlos Rafael Carvalho, secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor.
Presente no ramo da divulgação publicitária de outras instituições no meio online, a Guia Regional Brasil atua “no desenvolvimento de soluções para empresas que se interessam em ter um lugar e oferecer seus produtos pela internet, criando assim um conjunto de áreas para garantir a melhor forma de publicidade de ofertas de produtos”, segundo sua própria discrição em seu site. Mas, conforme apontaram os denunciantes, a GRB é conhecida por realizar propostas fraudulentas por meio da atualização “gratuita” de cadastro. E com base nas avaliações dos consumidores no portal Reclame Aqui, o estabelecimento possui um péssimo tempo de resposta aos reclamantes, com apenas 33,3% de índice de solução de conflitos, além de ter sua reputação comprometida como uma empresa não recomendada aos usuários.
Para Carlos Rafael Carvalho, o respaldo dos consumidores na internet contribui para a identificação da índole da empresa, além de facilitar sua punição em situações de golpe e fraude. “Nós orientamos os empresários a não se comprometerem ou ceder a qualquer pressão, exigência ou coerção feita pela GRB. Caso sejam alvos, é fundamental que imediatamente o cliente faça um boletim de ocorrência, procure o Procon para oficializar a denúncia e faça o mesmo no portal Reclame Aqui. Essa medida permitirá que a empresa seja exposta nacionalmente, impedindo que novas vítimas surjam, além de facilitar na constatação do crime cometido por ela”, conclui.