Plantão Policial

Empresário receptador de celulares roubados é preso em Cuiabá

O empresário do ramo de assistência técnica de celulares, Benedito Max Garcia, 30, foi autuado em flagrante por receptação qualificada de celulares em Cuiabá na tarde de segunda-feira (06). 

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) iniciou investigação a partir de um roubo ocorrido no dia 23 de junho deste ano, no quiosque da Samsung, dentro do Shopping Três Américas, em Cuiabá, de onde foram subtraídos 30 aparelhos de celulares do último lançamento da marca.

Em levantamento de informações, os policiais civis descobriram que o suspeito, Benedito Max, havia receptado parte da carga roubada da loja. Ele também tinha acabado de vender um dos aparelhos telefônicos para uma pessoa conhecida como Matheus, o qual estaria conduzindo um veículo Captiva azul, nas proximidades da Avenida do CPA.

Uma equipe da Derf realizou buscas na região e conseguiu localizar o veículo suspeito conduzido por Matheus. Na abordagem, os policiais procederam com a revista do interior do automóvel e localizaram um aparelho de celular Samsung Galaxy S6, preto, e na verificação do no número do IMEI foi constatado ser um dos produtos roubados.

Questionado, Matheus afirmou ter comprado o aparelho celular na Loja MN CEL, na Avenida Senador Metelo, bairro do Porto, de propriedade de Benedito Max, pagando o valor de R$ 2,4 mil pelo telefone. 

Na loja mencionada, os policiais efetuaram a prisão de Benedito Max, que tem várias passagens por furto e receptação. O suspeito alegou ter intermediado a venda do aparelho roubado, a pedido de uma pessoa conhecida como “Bombado”, e que receberia o valor de R$ 400 pelo negociação da venda.

A loja de Benedito Max já foi inúmeras vezes alvo de investigação por parte da Derf, por envolvimento com o crime de receptação.   “O acusado diz que a atividade de sua empresa é apenas assistência técnica de aparelhos celulares, porém as investigações atestam que essa atividade é para dissimular a verdadeira finalidade do estabelecimento, considerado o maior ponto de receptação de telefones roubados e furtados em Cuiabá”, destacou a delegada Elaine Fernandes da Silva.

Ainda segundo investigação, Benedito Max evita deixar todos os aparelhos oriundos de roubo e furto dentro da loja, por temer pelos possíveis mandados de busca e apreensão domiciliar. No entanto, quando o cliente chega ao local solicitando determinado modelo de aparelho, ele diz para a pessoa esperar e volta com o produto receptado e finaliza a venda ilegal.

O suspeito além de receptar aparelhos roubados ou furtados para revenda, também desmonta os telefones para comercializar as peças, principalmente Iphone, mesmo estando bloqueados. 

Sem direito a fiança, Benedito será encaminhado ao Centro de Ressocialização de Cuiabá. 

Legislação

A delegada titular da Derf, Elaine Fernandes da Silva, acredita que a nova Lei Estadual nº. 10.258, que regulamenta sobre a cassação  do cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, os donos de empresas flagrados por receptação de produtos  roubados ou furtados ficarão impedidos de exercer a atividade do ramo e  pedir nova inscrição.  

A lei traz no artigo 1º: "será cassada a eficácia da inscrição no cadastro de contribuintes quem adquirir, distribuir, transportar, estocar, revender ou expor à venda quaisquer bens de consumo, gêneros alimentícios ou quaisquer outros produtos industrializados fruto de roubo ou furto, independentemente de ficar ou não caracterizada a receptação".

(Assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em