A fabricante japonesa muRata anunciou robôs que podem ajudar no controle do trânsito e até evitar acidentes de carro. Chamadas de cheerleaders, os modelos, que mais parecem bonecas, têm sensores giroscópios, infravermelhos e microfones ultrassônicos que detectam objetos nos arredores. A robô pode parar carros e redirecionar o tráfego de avenidas em obras ao se comunicar com os computadores de bordo dos automóveis.
MIT desenvolve guepardo robótico, que salta como o animal real
A Cheerleader é sustentada por uma bola metálica, tecnologia de locomoção originalmente desenvolvida por universidades como a de Tóquio e Carnegie Mellon. Assim, ela se movimenta ao ser atraída por um imã e fica estática de acordo com os sensores de movimento da máquina. Além disso, a boneca apresenta um microfone na cabeça e luzes em partes do corpo, o que a torna visível em locais escuros.
A boneca tem 36 centímetros de altura e é portátil. Ela foi desenvolvida por uma equipe de 20 engenheiros, com colaboração da Universidade de Kyoto, em apenas um ano e meio. O lançamento aproveita o aniversário da fabricante muRata, que completa 70 anos no próximo mês.
Os modelos também conseguem dançar, movendo seus braços luminosos para cima e para baixo. O design foi pensado para ser amigável, como uma boneca bonita (kawaii, traduzido diretamente do japonês).
Tech Tudo