Cidades

Empresa consegue na justiça direito de cobrar estacionamento

Foto: Ahmad Jarrah

Sem ao menos entrar em rigor, a lei de gratuidade nos estacionamentos já começou a gerar discussões. A gratuidade do estacionamento de estabelecimentos como shopping centers para clientes que comprovarem gastos de qualquer valor dentro do empreendimento passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (07). Contudo, a empresa Multipark já conseguiu na justiça o direito de continuar cobrando estacionamento nos shoppings.

A liminar foi deferida pela juíza Antonia Siqueira Gonçalves Rodrigues, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá que suspendeu o uso dos artigos 173,174 e 175, da Lei Complementar Municipal do Uso de Ocupação do Solo, publicada no Diário Oficial do dia 4 de novembro.

O prefeito Mauro Mendes afirmou nesta quinta-feira (03), que a Procuradoria de Justiça já está tomando as providências necessárias em relação à decisão. No entanto confirmou que a medida judicial deve ser cumprida.

No entendimento da magistrada, a legislação municipal teria invadido uma competência exclusiva do legislador federal, além de trazer prejuízos à empresa. 

“Na medida em que seriam obrigadas a cumprir norma municipal com fortes indícios de inconstitucionalidade, a não concessão da liminar pode trazer sérios prejuízos financeiros às Impetrantes, na medida em que seriam obrigadas a cumprir norma municipal com fortes indícios de inconstitucionalidade, sob a constante ameaça de, desobedecendo ao conteúdo da notificação administrativa, serem penalizadas com pesadas multas, sem contar que dificilmente poderia obter a recuperação da receita financeira que deixou de captar dos usuários do estacionamento”, destaca trecho da decisão.

A lei

Bancos, hospitais, clínicas particulares ou conveniadas, centros comerciais, shopping centers e unidades de ensino não podem cobrar estacionamento na primeira meia-hora. O benefício é válido para qualquer tipo de consumação, sem valor mínimo.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.