Viabilidade Econômica
Estamos tocando dois projetos concomitantemente.
Projeto 1
Mercado PET e o segundo no mercado de fertilizantes, com características bem distintas. O primeiro é alta margem, valor agregado baixo, venda por telefone e fracionada. Investimento baixo. Mercado consumidor nacional. Retorno médio. Barreira de entrada pequena, e permite aos poucos agregar novos produtos.
Projeto 2
O segundo tem grande potencial, venda já casada com a compra pois intensivo em capital e bastante complexo logisticamente. Mercado consumidor regional e demanda muito investimento. Retorno rápido. Barreira de entrada alta, e não permite num curto prazo agregação de novos produtos. Agronegócio puro, com suas vantagens e riscos enormes inerentes à indústria.
O Projeto 1 já está perto do Kick Off , e o Projeto 2 ficou no Excel, 5 forças de Porter, Swot Analisys, Gráfico BCG, etc, por quase dois meses. O resultado foi que as dificuldades de implantação são muito maiores que as inicialmente previstas, a margem operacional não é tão boa quanto esperado e a complexidade logística é absurda. No lado positivo está o alto valor agregado por transação e payback, apesar da margem ser menor que a esperada, é rápido.
Mas, estamos no Brasil…
O que fazer?
Recursos financeiros, logísticos e de conhecimento de ambos mercados limitados. A empresa mãe, que é financiadora dos projetos, acabou de ser atingida pela recuperação judicial de um grande cliente (Brasil em 2016). É hora de recolher o flap, pensar racionalmente, e postergar qualquer investimento mais profundo. É hora de fazer caixa.
Caixa é Rei
Isso é algo que tem que ficar muito bem claro na cabeça de qualquer empreendedor, empresário, executivo. CAIXA É REI, e há de ser respeitado. A RJ do cliente não abalou as estruturas da empresa, a exposição era relativamente pequena. Mas qualquer centavo que sai do capital de giro, quando você está prestes a fazer investimentos respeitáveis, deve ser evitado.
O Norte
O Norte é focar em redução de despesas, ganhos operacionais, analisar cada parafuso da operação da empresa mãe para daí investir em novos empreendimentos. O Projeto 1 está pronto, vai começar, mas muito menor que o previsto. O Projeto 2 estará pronto quando o ambiente político e macroeconômico melhorar.
Por enquanto, esta série dará uma pausa… E vamos trabalhar para ter nosso país de volta.