Hoje começamos uma nova série. Empreendendo em Tempo Real. Estou envolvido em um projeto novo e, apesar de ser um empreendedor serial, começar do zero, do rascunho no papel é desafiante. Mesmo usando técnicas de planejamento estratégico, utilizar-se de cenários, fazer simulações. Afinal, papel aceita tudo. Vivendo na pele. Por que tanta dificuldade? Eu tinha um time à minha disposição, e os empreendimentos anteriores foram com dinheiro, recursos de informação (o que eu acho mais importante ainda do que dinheiro) e conhecimento do mercado onde estava entrando. Agora é um terreno inexplorado, não o conhecemos.
Por mais que já estudamos o mercado, precisamos estudar ainda mais para nos aventurar. O primeiro esboço do projeto está pronto, os stakeholders escolhidos (integrantes do projeto), modus operandi desenhado, regime fiscal definido. Inclusive na fase dos Stakeholders, foi agregado um apenas para lidar com a logística. A fase de estudos é tão importante que no projeto inicial em que contávamos com terceiros para fazerem a logística, todo nosso lucro ficava com os mesmos. Teremos que montar uma estrutura logística própria.
Agora começa a fase dois, formar a primeira célula de trabalho, juntar implementos necessários e fazer uma operação piloto. Ao mesmo tempo dar entrada na papelada para formar a empresa jurídica. E dá-lhe novos Mapa Mental, Canvas, Swot Analisys e outras ferramentas conhecidas e fundamentais no planejamento estratégico de um novo negócio.
CORAGEM DE SER EMPREENDEDOR
Uma coisa é Empreender em uma nova frente de negócio, com sua empresa já funcionando e com estrutura para suportar a nova aventura. Delegar os estudos, cobrar resultados. Este era eu, 4 anos atrás. Sabia mandar, mas não operacionalizava. Uma coisa é muito diferente da outra.
Além de todas as variáveis internas, temos que lidar com as externas. Desde o começo do projeto até agora experimentamos um incremento de 20% no custo da matéria prima, mas não sabemos se o mercado consumidor o absorveu. Aí ainda vem as a incerteza política e econômica. O que é muito bom para um Empreendimento bem projetado. Agora é o momento certo de empreender, dependendo da área onde você vai focar. No nosso caso é no Agronegócio.
DESAPEGO
Ser Empreendedor é ser desapegado. Mas sabe o que é mais difícil de tudo? Empreender é ir atrás de oportunidades, e esta veio longe de Cuiabá. Lidar com a ansiedade de ver o negócio acontecer, respeitar seu tempo, respeitar seus limites e deixar para trás, mesmo que momentaneamente (quem sabe?), os amigos, a família e principalmente minha filha.
É ter coragem de deixar sua estrutura, seu conforto para trás e partir para a oportunidade, com peito aberto.
É SER CORAJOSO. E MUITO LOUCO.