Os empreendedores do estado estão mais engajados em proporcionar melhores experiências aos clientes para aumentar faturamento e expandir seus negócios. É o que revela levantamento produzido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT). Além da qualidade no atendimento, os empresários também estão mais atentos à adoção de práticas sustentáveis para aumentar a eficiência do trabalho, reduzir gastos e melhorar a reputação no mercado, além dos impactos positivos ao meio ambiente.
Conforme a pesquisa “Radar dos Pequenos Negócios”, 94% dos empresários conversam com seus consumidores para atender às principais demandas, sendo que 28% fazem contato regularmente, 41% de forma pontual e outros 25% apenas quando surgem reclamações. A relação de proximidade com os clientes também pode gerar insights valiosos: pouco mais de 3 em cada 4 empreendedores já fizeram mudanças ou criaram algo novo baseado nas opiniões dos consumidores.
No caso da implementação da sustentabilidade na rotina das empresas, cerca de 60% dos empreendedores já utilizam práticas ecologicamente corretas e mais da metade (52%) deles acreditam que a sustentabilidade aumenta, significativamente, a competitividade da empresa e reforça o potencial estratégico das ações no mercado. No entanto, apenas 23% dos empresários receberam capacitação pelo Sebrae/MT, o que aponta para uma oportunidade de ampliação das ações educativas voltadas a essa temática.
“Essas práticas demonstram o compromisso dos pequenos negócios em entender e atender as necessidades específicas de seus clientes, oferecendo um atendimento de qualidade e promovendo um relacionamento mais estreito e satisfatório. Ao focar em uma experiência positiva, os empresários não apenas fidelizam seus consumidores, mas também fortalecem a reputação de suas empresas. Esse engajamento resulta em uma publicidade espontânea e positiva, ampliando a relevância das empresas em um mercado cada vez mais exigente e competitivo”, comenta a diretora superintendente do Sebrae Mato Grosso, Lélia Brun.
Com a transformação do perfil do consumidor ao longo dos últimos anos, os pequenos negócios também precisam se reinventar para se posicionarem diante do momento e da concorrência. De acordo com o levantamento, a maioria (53%) dos empreendimentos diz se adaptar rapidamente às mudanças no mercado e 9% buscam estar à frente para se antecipar às novidades. Em relação aos processos das empresas, 68% estão em fase de estruturação ou já organizadas em suas atuações, enquanto o restante dos negócios está pouco organizado ou sem processos definidos.
Desafios enfrentados
A escassez de mão de obra qualificada é o principal desafio para as empresas em Mato Grosso. Segundo o Radar dos Pequenos Negócios, 45% dos empreendimentos sofrem com a baixa disponibilidade de profissionais no mercado de trabalho. Em segundo lugar, para 24% dos entrevistados, aparece a falta de conhecimento teórico para lidar com os obstáculos cotidianos. Já para os interessados em explorar o mercado internacional, os maiores entraves são a falta de recursos financeiros (40%) e de conhecimento (25%), a burocracia na execução de procedimentos (24%) e a complexidade regulatória (18%).
Diante do panorama, o Sebrae/MT apoia o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, por meio de programas de qualificação profissional, workshops e treinamentos sobre diversos temas, como marketing, inovação, gestão, acesso a crédito, entre outras ações que fortalecem e fomentam o empreendedorismo regional.
“Realizamos uma série de ações, eventos, pesquisas e relatórios sobre tendências, onde criamos uma trilha de aprendizado personalizada. A ideia é sensibilizar o empresário sobre a importância de buscar conhecimento e a inovação para se tornar mais competitivo. Essas ações reforçam o nosso papel como parceiro estratégico, ajudando os empresários a superar barreiras e a implementar soluções inovadoras de forma prática e eficaz”, finaliza a Superintendente.