Victor Rocha, de 34 anos, teve uma ideia que o fez deixar para trás a construtora de casas populares que manteve por 12 anos no Rio de Janeiro: criar uma plataforma tecnológica que conecta lojas de roupas ao público com a mesma velocidade de entrega de um aplicativo de refeições.
“Uma vez, precisava comprar uma camiseta. Eu tentei ligar para a loja e ninguém podia entregar na hora. Pensei: não faz sentido você poder comprar uma pizza e receber em uma hora e não poder fazer isso com roupas. A roupa não esquenta, não esfria e já está pronta para ser entregue”, diz Rocha,
O sonho da Lojaz começou a virar realidade há um ano e meio, com a criação do serviço que mistura entregadores contratados com profissionais que atuam como parceiros, aos moldes do iFood ou do Uber. Durante a Rio Innovation Week, a startup saiu vencedora do prêmio Open 100, um concurso com voto popular.
O fundador conta que a Lojaz captou R$ 1 milhão de investimento junto a um grupo de investidores-anjo, dinheiro que será utilizado para iniciar um processo de expansão para a cidade de São Paulo. Hoje, a área de atuação do negócio se limita à zona sul do Rio e na Barra da Tijuca.
Segundo Rocha, futuramente, há planos para incluir tudo que tem dentro de um shopping, com exceção de comida para não competir com nomes como iFood e 99 Food.”No máximo, o que a gente está pensando muito é em incluir chocolates, porque é um presente. 90% das pessoas que compram com a gente clicam na opção de presentes”, conta o empreendedor.
A empresa, diz Rocha, já faz entregas de itens diversos no Shopping Leblon. “Quando você compra pelo Concierge do Shopping pelo WhatsApp, é a gente que entrega”, conta o fundador da startup. No geral, as entregas do aplicativo são feitas por entregadores no prazo de 30 minutos a uma hora.
A startup ainda tem um time muito enxuto, com menos de 10 pessoas no dia a dia da operação.
Para conquistar mercado, a empresa tem praticado taxa zero até 2028. Estratégia semelhante é usada na cidade de São Paulo atualmente pela 99 Food em restaurantes, na volta do serviço ao município.
Apesar de o negócio da Lojaz ter conquistado o público no maior festival de inovação do Rio, a startup já tem concorrência no mercado.
Recentemente, a colombiana Rappi fez uma parceria com a marca de roupas Insider para entregar mercadorias em poucos minutos. A empresa tem se especializado nas entregas de curtíssimo prazo, na modalidade mais cara chamada Rappi Turbo.
Já na área de presentes, existem concorrentes como a Giuliana Flores, que faz entregas de curto prazo, além do próprio iFood que tem entregas rápidas de itens presenteáveis.