Foto: Reprodução
Por Seaf
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realiza no período de 03 a 07 de abril, Reunião Técnica de Extensionistas Sociais, no município de Juscimeira (157 km ao Sul de Cuiabá). O evento conta com a participação de profissionais da área social que atuam em 120 municípios do Estado e estarão reunidos para elaboração de materiais técnicos que serão levados para as comunidades rurais.
O objetivo da reunião é discutir a construção de projetos para a área social e a elaboração do Programa de Trabalho para 2017. Durante as atividades serão debatidos o Plano de Trabalho Anual (PTA), sistema de Monitoramento (Monitora), modelo de relatórios de atividades, apresentação das Diretrizes Operacionais, metas regionais e individuais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), relatório de atividades, palestras e outros.
O presidente da Empaer, Layr Mota da Silva, falou que durante cinco dias as extensionistas sociais vão debater o trabalho que será executado no campo. Ele destacou a importância da capacitação técnica e reconheceu que o papel da extensionista é de um agente de desenvolvimento que leva informação e tecnologia para as famílias rurais. “O trabalho da extensionista social é melhorar a vida das famílias, ensinando sobre saúde, higiene, alimentação e principalmente, fazendo uso do que produzem em suas propriedades”, explicou.
A atividade da extensionista é levar informação para melhorar a vida das produtoras rurais auxiliando desde a fabricação de doces, até a montagem de fossas sépticas na propriedade. Conforme Mota, a reunião vai auxiliar na capacitação técnica e a integração do grupo que é formado exclusivamente por mulheres. E vão promover também, a troca de experiências com palestras de diversos temas, tais como, Boas Práticas de Manipulação e Fabricação de Produtos, técnica de pintura em MDF e customização de cobre jarra, culturas da mandioca, banana e outros.
A reunião começa nesta segunda feira (03.04), a partir das 14 horas. O evento será realizado no Centro Recreativo dos Funcionários da Comajul, localizado na Rua Doutor Castilho, no bairro Cajus.