Com presença confirmada do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a TV Vila Real vai realizar o 2º debate com os candidatos a prefeito de Cuiabá e dará ao público a última oportunidade de conhecer as propostas dos concorrentes que vão se enfrentar nesta quarta-feira (11), das 11h às 14h30.
No primeiro encontro entre os candidatos, realizado no dia 15 de outubro, o atual gestor da Capital não compareceu alegando que a sua ausência visava evitar riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
No primeiro debate, apenas o atual prefeito da Capital não havia comparecido, porém, desta vez o encontro vai contar com todos os 8 concorrentes ao cargo de gestor da cidade. De acordo com as normas estabelecidas e acordadas entre todos os candidatos, durante o debate será proibido o uso de ponto eletrônico, celular ou qualquer outro tipo de comunicação eletrônica entre os candidatos e seus assessores.
Também será proibido que os candidatos apresentem qualquer objeto ou documento que não seja o programa de governo ou bloco para anotação. O candidato que descumprir esta norma será punido com o corte de áudio e vídeo de sua fala, e também perderá o tempo total de sua participação em curso, ou seja, perderá a vez de falar, seja para perguntar ou responder.
O 1º bloco do debate é destinado a apresentação dos candidatos e a formulação de perguntas entre os mesmos. Cada candidato terá direito de perguntar para dois candidatos, com 30 segundos de duração cada pergunta e no máximo 1 minuto para cada resposta. Quem pergunta tem direito a 30 segundos para a réplica. Neste caso, o respondente terá 30 segundos para a tréplica.
No 2º e 3º blocos os candidatos formulam perguntas uns aos outros. Cada candidato terá direito de perguntar para dois candidatos, não podendo repetir os candidatos para os quais perguntou no bloco anterior. O 4º bloco será destinado para as considerações finais e cada candidato terá um minuto para a despedida. Direitos de resposta estão previstos somente em caso de ofensa.