Política

Emanuel recebe prefeitos e debate fortalecimento

O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-MT) foi debatido na tarde de sexta-feira, 7, no Palácio Alencastro, durante a reunião proposta pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Prefeitos e representantes dos 13 municípios da Baixada Cuibana discutiram estratégias para fortalecer o desenvolvimento na região.

Emanuel afirmou ser prioridade estabelecer políticas públicas para a Baixada, que representa quase 35% da população do Estado, com pouco mais de 1 milhão de habitantes.

“A representatividade política da Baixada diminuiu ao longo dos anos. Com isso, perdemos as prioridades e o crescimento econômico do interior do Estado avançou e infelizmente nós não ganhamos com isso, mesmo tendo efetiva participação neste desenvolvimento. Temos que dar um primeiro passo, que é unir as cidades da Baixada Cuiabana e articular juntos o planejamento de expansão e retomada do protagonismo do Estado “, disse Emanuel.

Para o presidente do Consórcio dos Munícipios do Vale do Rio Cuiabá (VRC) e prefeito de Rosário Oeste, João Balbino, é preciso unir os municípios para buscar os recursos necessários. Uma das primeiras ações é promover licenciamento ambiental destas cidades junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), já que o turismo é fonte econômica de grande parte destes municípios. 

“Temos que levar a discussão acerca do licenciamento ambiental e inspeção sanitária. A Baixada Cuiabana possui muitos pontos turísticos como cachoeiras, cavernas e trilhas que estão interditadas, afetando economicamente o turismo de cidades como Chapada dos Guimarães e Nobres, além de outros aspectos. É preciso focar naquilo que sabemos fazer: turismo e agricultura”, pontuou o presidente do Consórcio.

Pinheiro explicou que alguns municípios têm vocação para a produção, por meio da agricultura familiar, enquanto a metrópole tem o mercado consumidor. Este é o segundo foco para impactarmos, mas antes é preciso simplificar a Lei 10.502, de 18/02/2017, do Susaf, para colocar em prática a comercialização da produção agroindustrial, inspecionadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em todo o Estado e não mais apenas no município de origem.

A comitiva de prefeitos destacou a a iniciativa de Emanuel Pinheiro em convocar a reunião, principalmente pelo fato do gestor ter grande força política, o que representa fortalecimento na busca dos recursos junto ao governo federal. Um novo encontro já foi marcado para a próxima semana.

Estiveram presentes na reunião os prefeitos de Chapada dos Guimarães, Telma de Oliveira; Jangada, Ederzio de Jesus Mendes; Nobres, Leocir Hanel; Nossa Senhora do Livramento, Silmar de Souza; Poconé, Atail Marques; Santo Antônio do Leverger, Valdir Pereira de Castro Filho e os secretários de Governo de Cuiabá, Carlos Roberto Costa; Meio Ambiente de Várzea Grande, Hellen Farias Ferreira; Agricultura de Planalto da Serra, Jarbas de Souza e Agricultura de Chapada dos Guimarães, Paulo Ferrari.

O consórcio é formado pelas cidades de Rosário Oeste, Nobres, Acorizal, Nova Brasílândia, Planalto da Serra, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Santo Antônio do Leverger, Poconé e Barão do Melgaço.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões